ArteAssembleiaCampoCongressoCulturaEconomia SolidáriaEducaçãoEstadoPolíticaSanta MariaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Ex-deputados CCs, Pimenta e privilégio, greve na UFSM, Valdeci, Feira do Livro…

* Três ex-deputados de partidos da base do governo, derrotados nas urnas de outubro passado, foram nomeados para importantes Cargos de Confiança pelo governador José Ivo Sartori.

* O Palácio Piratini anunciou na tarde desta quinta que Paulo Odone (PPS), Mano Changes (PP) e Kalil Sehbe (PDT) serão diretores do Badesul.

* Paulo Pimenta anunciou, através de curta nota, que não fez parte da “decisão que concede aos cônjuges de deputados o direito de emitir passagens aéreas na cota do gabinete”.

* O parlamentar petista informa que “essa foi uma decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que o PT não faz parte. Por não ter acordo com essa decisão, não usarei esse privilégio.”

* Assembleia dos técnico-administrativos da UFSM decidiu, nesta quinta, paralisar a categoria na próxima terça-feira, dia 3, o segundo dia letivo na Universidade.

* Conforme NOTA no sítio da entidade que congrega os trabalhadores, a posição foi unânime, da mesma forma que a aprovação de um documento de repúdio ao corte de 33% no orçamento da UFSM – e que é causa primeira da manifestação de protesto.

* Aliás, a Universidade, por sua reitoria, festeja a informação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que coloca a UFSM como a 17ª melhor do País.

* O ranking foi elaborado a partir do Índice Geral de Cursos (IGC), conceito calculado pelo Inep. Os dados já haviam sido divulgados em dezembro, juntamente com as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

* Publicados então de forma RESUMIDA, nos quais os cursos eram classificados apenas em faixas de 1 a 5. Mais tarde vieram os dados DETALHADOS, que estabeleceram o ranking.

* A UFSM obteve pontuação de 3,7154 no IGC contínuo, classificando-se na faixa 4 (sendo 5 a máxima possível). Entre as universidades gaúchas, está na 3ª colocação – atrás da UFRGS (a melhor do país neste ranking, e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

* O deputado Valdeci Oliveira protocolou, na Comissão de Saúde da assembleia, requerimento para realização de audiência pública em Santa Maria no dia 21 de março.

* O tema a ser debatido é a legislação das agroindústrias e Valdeci propos a data e também o local. No caso, o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

* A intenção é fortalecer o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), implantado em 2012.

* Com ele, as agroindústrias familiares do Estado com inspeção municipal passaram a comercializar seus produtos em todos os municípios gaúchos. Antes, a venda estava restrita à cidade de origem do produtor.

* O SUSAF, diz Valdeci, é avanço para agricultura familiar e para a sanidade dos produtos, na medida em que permite expandir as áreas de comercalização de alimentos de origem animal”.

* O parlamentar protocolou o requerimento após dialogar com a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança Irmã Lourdes Dill. “Queremos discutir a legislação nos três níveis: municipal, estadual e federal”.

* A Comissão Organizadora da Feira do Livro informa que estão abertas, até 6 de abril, as inscrições para autores que desejam divulgar suas obras na edição 2015.

* Para isso, é necessário entregar o Termo de Compromisso e a Ficha de Inscrição, na Biblioteca Pública Municipal, no horário das das 8 da manhã às 4 da tarde. Mais informações pelo telefone 55-3218-1396 ou pelo e-mail [email protected].

* A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 25 de abril a 10 de maio de 2015, da 1 da tarde às 9 da noite, na Praça Saldanha Marinho.

* Abre neste sábado, na Cesma a mostra de telas da artista plástica autodidata Marlene Delus – que aborda temas do tipo flores e paisagens, “traduzindo a simplicidade do olhar do artista com cores alegres e vibrantes”,  informa o material de divulbação.

* A exposição poderá ser vista no horário de funcionamento da Cesma (rua Professor Braga 55). Isto é, neste sábado, das 9  à 1, e de segunda a sexta das 9 da manhã às 6 e 40 da tarde.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Tem gente que reclama que o eleitor tem memória curta, mas quando ele "pune" algum politico na urna, o cara ocupa o poder por outro lado. Vejam a quantidade de ministros (vide o Padilha) e secretários derrotados nas urnas que continuam com poder. Lamentável.

  2. Paulo Odone vai fazer no Badesul o que fez no Grêmio? Mano Changes é músico. Importante é a capacidade de gestão como diz o outro. Kalil é administrador de empresas, único da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo