Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Enfim, Lula deixa o governo, após 8 anos. Qual a nota?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

26 Comentários

  1. Fico me perguntando por que os do PT acham pejorativo o uso do termo PTralha. O termo apenas reflete os fatos acontecidos.
    PTralha é um adjetivo sem conotação positiva nem negativa, apenas, como a palavra “azulado”.
    Seria pejorativo (negativo) e ainda mentiroso se houvesse injustiça no uso do termo, por exemplo, se o PT tivesse expulsado do partido os muitos envolvidos no mensalão. Os partidos não têm bola de cristal para saberem se um filiado algum dia cometerá um ato ilegal.
    Mas o PT não expulsou ninguém, e aí foi o maior erro, pois se manteve muitos corruptores nas suas fileiras partidárias, o que naturalmente se vai pensar?
    Que se muitos filiados podem ser corruptos, aceitável pelo partido, que os mantém, as maçãs podres, seus partidários vão ter de engolir que a sociedade generalize a presença das maçãs podres para todo o lote.
    Entao o próprio partido “vira corruptor”, não só algumas pesssoas.
    Se o partido passou a ser visto como corrupto, como consequência dos fatos, o uso do adjetivo não tem conotação negativa ou má-intenção, por culpa dos seus próprios filiados que não tiveram CORAGEM de fazer a “limpeza” dos seus medalhões. E agora vão ter de engolir isso até o fim dos tempos.
    Esse pensamento cabe para todos os partidos que mantém corruptos declarados em seu quadro, o PT não é solitário nessa situação.

  2. Baixinho não te preocupa com o Ambientalóide, pois alguém que usa um nome desses, vem aqui escrever prá agradar o patrãozinho, tá com dor de cotovelo porque o Tu Ias não vai tomar posse em janeiro, viu o Pozzobon dar show na eleição, e não em argumentos prá defender este marasmo que é o governo municipal, só pode querer usar esses artifícios para tentar ganhar espaço e mídia.
    Eu não sou filiado, não sou partidário de carregar bandeira, mas admiro o Lula e dei nota 8.

  3. @Ambientalóide
    Quanta ofença meu jovem , que eu saiba nunca mexi no teu ventil nem mexi nos teus pneus para estar me desqualificando como profissional!

    Não sou do PT, sou fã do Lula.

  4. Boa noite.
    Não vou avaliar o Prefeito ainda eh cedo, além do mais ele está em pleno mandato. Yeda nota 7 não sou, e nunca fui tucano, Lulla também nota 7. Lulla fez um montão de coisas boas, e deixou outras tantas para serem feitas (não fez porque não quiz). Foi o GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DESSE PAIS, e não sou eu que estou afirmando, são palavras do “cumpanhêro” MANGABEIRA HUNGER (foi até Ministro desse Governo). Fez como fazem os avestruzes diante das demúncias de corrupção, e outras cositas más, baixava a cabeça e nada sabia. Os Petistas falam tanto do FHC de triste memória, mas esquecem que os pilares da politica Econômica é a continuidade do Governo anterior, que era duramente criticada por Lulla seus camparsas. Lulla foi fanfarrão, com piadinhas chulas que nada dignificam o Presidsente da Repúplica. Foi autoritário, está saindo atirando contra a imprensa Nacional, soh queria o brilho dos refletores. Criou um cabidão de emprego, uma TV que tem audiência quase ZERO para acomodar jornalista a soldo em defesa do seu Governo. Deixa uma divida enorme com os Servidores Públicos, foram as vitimas da alvorada do Seu Governo com a Reforma da Previdência. Deu mole para os poderosos, banqueiros e outros. Ao longo dos anos fez um discurso, ao assumir a Presidência esqueceu a sua história, e se abraçou com a direita, e com politicos que tanto criticava, soh para lembrar, Sarney, Barbalho, Calheiros, Collor e outors. Para o povo entregou migalhas de bolsa isso e bolsa aquilo (bolsa eleitoreiras como ele dizia quando eterno candidato). Não votei nele nos seus dois mandatos, mem na Dilma, mas sinto que a figura do Presidente com essa Senhora será recomposto, ao menos haverá decoro quero crer. Fico a pensar como Ele irá admistrar a saudade do Planalto e todas as suas benesses. Ainda que o Narcisismo dele acabe sofrendo, não faltará dinheiro para tomar seus “refrigerantes”, pois arrasta até os últimos dias da sua vida um salário polpudo ( recentemente reajustado a mais de 100% verdadeira ação entre amigos. Como diria o Collor de Mello que também vai ganhar essa grana de Marajá), enquando aposentados e trabalhadores poderão receber umas quarentas merrecas a mais de reajuste do Salario mínimo 540,00. Onde está o LULLA que defendia o Salário do DIESE ( hoje entorno de 2.500,00 para peonada, pena o povo tem memória curta neh! Me tapo de nojo com a demagogia do Presidente quando disse que Elle não receberia o famigerado reajuste. Bueno chega de Lulla, vai em boa hora, mas para alguma coisa serviu, não há mais espaços para mentirosos, falsos defensores dos trabalhadores.

  5. Queria calcular as médias, mas turma do PT não consegue dar nota, pois o 10 é concordar com a cegueira das corrupçoes que aconteceram na ante´sala do Lula. cadê as notas.
    O da borracha queimada deu 10, avaliza a corrupção, troca conserta pneu e cobra ventil estourado… fazer o quê? cada figura que me aparece

  6. @Fred
    Quando a gente não quer ver não adianta argumentos.
    Nenhum foi tão longe em tudo, é claro que ainda falta muito, só que foi bom o suficiente para o povo querer dar continuidade por sabe que virá mais, foi um governo que devolveu a esperança no futuro.
    Lula rompeu paradgmas!
    Expos as fraquesas do País,desmascarou muita coisa e mostrou que nem tudo depende só do presidente.

  7. @jose Delcatti

    Procuro fazer comentários sem vestir a camisa partidária, mesmo porque não tenho.

    Como você bem disse, show do governo Lula na economia, e a minha nota foi à altura nesse item, mas um governo não se faz só pelos resultados econômicos nem financeiros, a maior conta a gerenciar é o resultado social. Pega impostos que todos pegamos e deve retornar em serviços para o bem de todos.

    O governo Lula tinha obrigação de dar passos importantes na educação e na saúde, bem como gerenciar melhor os investimentos. Os superfaturamentos nas obras são vergonhosos e exigem uma averiguação adequada.

    Que adiantará economia em alta se não terá recursos humanos para atendê-la nas suas necessidades de crescimento?

    Apesar dos bolsas e da economia bombando, com o melhor indice de emprego nos últimos anos, todos os dias vejo pessoas pegando lixo para vender a empresas de reciclagem, isso por quê? Os bolsas não os mantém, então continuam procurando formas de aumentar sua renda mensal, mas por que coletar lixo? A falta de qualificação os impede de se inserirem no mercado de trabalho.

    São 20% de analfabetos funcionais na população. Estamos com uma grande economia porém com quase 37 milhões de pessoas praticamente fora de um mercado de trabalho mais digno, aquele que paga as contas do lar e sobra alguma coisa. Parabéns para os auxílios-bolsas, mas há muito que se fazer. Será que a Dilma fará?

    Ser um ídolo não significa que fez tudo certo, acho que em muitos pontos como esses deixou a desejar.

  8. @Luiz
    Gente este senhor luiz faz parte da minoria que não entende como um peão um metalurgico que não sabe falar ingles fala o portugues errado consegue fazer um governo que muda um pais ,que cria mais vagas nas universidades que da o direito do povo comprar a casa propia que no final de oito anos de governo bate seu propio recorde de aprovação , ao contrario do presidende que era Dr que terminou seu governo eo povo naõ tem saudade e até o seu partido não defende seu governo. o senhor luiz é uma viuva do fhc

  9. @Luiz
    Vou seguir o teu raciocínio.
    Schirmer:
    Nota Baixa porque recebeu o governo e perdeu 65 milhões do Pac 2, em um momento em que todas as prefeituras crescem com dinheiro federal.

    Nota 4 porque peca profundamente em sua política de comunicação, precisa qualifica-la e evitar exposições ao ridículo, a linguagem é ruim e não atinge a população, é uma comunicação que vive de pirotrcnia, não trabalha com base no mundo real e não sabe interpretar os entimentos do povo,passa o tempo todo só fazendo comparações com governso anteriores demonstrando um medo enorme do futuro , ao mesmo tempo dá sinais de que o governo sabe que vai mal.
    Não tem em seu staf jornalístico alguém da “gema” que seja do PMDB, quando essas coisas são feitas só pelo dinheiro tornan-se frias e sem sentimento, na maioria das vezes erram no tom e exageram na forma gastando maior parte do tempo em responder provocações de adversários políticos.
    O modo como alguns profisionais da imprensa se comportam diante dos erros do governo deixa claro para qualquer cidadão que existem outros interesses em jogo e que a política de comunicação do governo baseia-se em gastar dinheiro público para controlar o conteúdo das notícias.
    Se quizer ter uma avaliação melhor no próximo final de ano schirmer precisa rever seus conselheiros e trazer pessoas preparadas para realizarem a tarefa de comunicar o governo com o povo em vez de ficarem de bate boca com militantes do PT que aproveitam para deitar e rolar.

  10. Prezado Claudemir, existem termos pejorativos se referindo ao PT na mensagem do Sr. Luiz, quero registrar o meu protesto como Dirigente partidário que sou.
    Obrigado

  11. @Fred
    Os teus argumentos são tão fracos que basta olhar os resultados das vendas de natal.
    A opinião pública é soberana, Lula é um ídolo do povo!
    Já no caso do chefinho Schirmer ,a pesquisa me parece meia triste…hehehehehehehehehehehe, tanto que causou correreia atráz do PP!
    Que tem os fatos ao seu favor não precisa escrever novelas sem argumentos!Hehehehehe

  12. @Luiz
    O mesmo cidadão do outro codinome, tanto que usa “petralhas” na sua mensagem e a linguagem é a mesma.
    Conheço o cidadão e quero lembra-lhe que jornais e rádios mudam ao sabor dos governos.
    Diga o que quizer Lula voltará quando chegar a hora, outros também voltarão, 2 anos passam rápido e CC é uma coisa tão volátil quando espalhar alcool na areia.
    Não vou responder o conteúdo da sua postagem porque o mesmo não se sustenta por si só e é só mais uma tarefa para agradar o chefe.

  13. @Fred
    Exceto pela nota de Schirmer que eu já diria que a média tá muito ruim, vai ter que se esforçar muito para passar de ano…

  14. Náo é possível dar uma nota só, um governante atua em várias frentes.

    Governo Lula:

    Nota 2 para educação. Só não foi zero porque aumentou o acesso dos estudantes no ensino superior e tornou mais digno os salários dos professores federais, muito arrochado pelo governo anterior. Não tem nota melhor porque a qualidade dos ensinos fundamental e médio continua muito a desejar, tanto no particular quanto no público. O ENEM … deixa para lá esse assunto.

    Nota 0 para a saúde. Onde precisava uma mudança de paradigma fundamental, continuam o mesmo SUS e as escassas políticas públicas de saúde.

    Nota vermelha com louvor pelo mensalão. O mensalão queimou a imagem de santo e bom comportado PT, que virou um partido “comum” quando também pensa em se locupletar.

    Nota 5 para os discursos. Nosso presidente alternava momentos de falas inspiradas, de temas sérios, com falas popularescas. Não é uma questão de preconceito, é que houve discursos muito inconsequentes e alguns até boçais.

    Nota 2 para os muitos equívocos nos focos dos investimentos públicos para obras para a Copa, quando faltam hospitais, escolas e uma melhor alocação de recursos para infraestrutura para todos. Os focos de investimento foram tutelados pela FIFA, cujos lucros vão para ela.

    Nota 4 para diplomacia externa. Começou bem levantando a bola da missão de o mundo se preocupar com a fome. Em certo momento passou a ser “o cara”, mas andou fazendo algumas bobagens, como o tratado com o Irã e a Turquia e a tentativa de se meter nas negociação de paz entre Israel e os árabes. Esses dois casos foram motivos de piada internacional. A nota poderia ter sido maior se boa parte dos acertos não fosse por causa própria, tencionava ganhar projeção pessoal mundial para ser um dia o (ou um) mandachuva da ONU.

    Nota 9 para a economia. A grande crise internacional foi marolinha no Brasil, como ele mesmo disse, mas não ganhou 10 porque segurou inflação (demanda) com aumento de juros, que impacta negativamente pelo aumento da dívida interna.

    Nota 6 para o ajuste fiscal: apensar de alocar recursos para minorar a dívida interna, aumentou-a em relação ao governo anterior, que já era estratosférica em relação ao PIB.

    Nota 2 para o PAC, que não é 10 pelos atrasos e pelo já provado relatório do TCU que houve superfaturamentos bilionários.

    Nota 8 para redistribuição de renda com os bolsas, que ajudaram a economia interna manter-se longe da crise e algumas pessoas a se alimentarem um pouco melhor.

    Minha visão é que não é só fazer, tem de fazer bem feito. Os recursos são nossos, uai. Quando não faz bem feito, a nota vai para baixo.

    Governo Yeda:

    Nota 10 para o fim da novela centenária de o estado nunca ter ter dinheiro em caixa. Salários e décimo terceiro em dia. Negociação e pagamento de precatórios. Caixa com números positivos vultosos para o sucessor, uma raridade.

    Nota 0 para a diplomacia interna: os embates com o vice e os professores. Apesar de o vice ser doido, desgastou a imagem dela. Manteve o padrão dos governadores anteriores de agir em combate contra os professores.

    Mesmo que tenha sido um governo mediano (nota 5) em geral, teria sido vista como a melhor administradora dos últimos 40 anos por conta do acerto do caixa, e se não passasse um ar tão prepotente e se tivesse lidado melhor com as causas dos professores.

    Governo Schirmer

    Sem nota porque faltam dois anos. Está na média dos anteriores, não assombra-nos positivamente, nem decepciona.

  15. Seria nota 10, porque manteve o que recebeu de bom do governo FHC (a estabilidade da economia) e teve pulso para não cometer as loucuras desejadas pela maioria dos PTlhos.
    Com isto, pôde fazer um governo de ampliação da base social, distribuindo renda na maneira mais primária, mas também a única e mais necessária naquele momento histórico.
    Teve sorte de contar com um mundo de economia em expansão, mas teve talento para fazer a leitura correta da crise internacional e das melhores saídas para o Brasil.Com isto pôde remar contra a maré, apostando na base de consumo ampliada pelas políticas públicas e pelo crédito facilitado, aquecendo o mercado interno, gerando empregos e afastando o Brasil de fórmulas que no passado haviam sido adotadas sem questionamentos e que nunca deram certo.

    Desta nota 10 eu descontaria 2 pontos por ter feito vista grossa aos vários escândalos de corrupção protagonizados por PTralhas e aliados.
    Esta mancha na sua até então imaculada imagem pública será sempre lembrada quando os historiadores avaliarem em profundidade e com distanciamento ideológico os “anos Lula”.
    O lado bom disto é que o Brasil enfim descobriu que a última virgem imaculada (o PT) era tão prostituta quanto as demais que habitam o grande cabaré político chamado Brasil.

    Quanto à governadora Yeda, minha opinião é que foi eleita para fazer “maldades” (achatamento salarial do funcionalismo, estagnação das pensões de inativos, terceirização/delegação de serviços, etc…) em nome da recuperação da capacidade de investimento do Estado do Rio Grande do Sul, mas deizou-se iludir com a idéia de reeleição (e todos já vimos que gaúcho não reelege governador…) e se perdeu em brigas que – no fim das contas – não levaram a nada.

    Quanto a Schirmer, por enquanto faz uma gestão hesitante (não tão boa quanto seus puxa-sacos certamente o iludem nem tão ruim quanto querem fazer crer alguns que ainda não se conformam de ter perdido a eleição de 2008), mas ainda tem 2 anos por cumprir, e quem entende de política sabe que em 2 anos muita coisa pode mudar… basta lembrar que em 2005 o governo Lula não “decolava” e tomado pela corrupção, e que Lula se reelegeu e acabou fazendo um dos melhores governos da história do Brasil.

  16. Lula:10,0(A Dilma é a prova!)
    Yeda:3,0 (O povo quem disse!)
    Shirmer: Vai para o conselho de classe em 2012 e se depender dos professores…hehe(3,0)
    Valdeci,Pimenta e Pozzobom foram aprovados pelo povo(10,0).
    Fabiano:5,0 Considerando a tentativa e a votação…
    Tubias:2,0(O povo quem disse!)
    Marcelo Bisogno:Não atingiu o ponto de corte.

  17. Se as “bolsas” do Lula são tão ruins, por que o Schirmer não acabou com elas? Por que o Pozzobom não as extinguiu quando foi secretário de Assistência Social?

  18. Para Yeda 3 é ser bonzinho, mas 7 para o Schirmer é uma total loucura. Retirar os camelôs foi apenas a consequencia de uma ato do governo do Valdeci que comprou o Independência, conseguiu o dinheiro para a reforma e iniciou todo o processo. Na verdade o Schirmer só fez a mudança, pois o comunicado de despejo já estava dado a bastante tempo. Quanto a ele fazer ou não mais coisas, acho que não depende dele mas da péssima equipe de governo que ele tem. Dai a culpa é toda dele. Nota 4, com muita boa vontade.

  19. a avaliação é delicada pois o governo Lula fez muita coisa importante, mas também tratou à distância alguns assuntos de grande relevância. Mas no geral uma nota 8 não é exagero.
    Vale lembrar aos anti-PT de plantão, que o Lula não é candidato a nada e já afirmou que a Dilma é a candidata dele na próxima eleição.
    Também não estamos fazendo comparação com o FHC, até porque não teria graça tal atitude. No final do governo do FHC eu daria um 5, mas se comparar não vai mais que 3.

  20. Nota 9 para o Metalúrgico.

    Dou esta nota em função da falta de pressão:
    pela implementação reforma política;
    pela abertura dos arquivos da ditadura (observem o que Argentina está fazendo);
    pelos poucos exemplos de reforma agrária realizados em 8 anos (vejam que os companheiros MST apoiaram abertamente e conscientemente a Dilma);
    pela falta de comprometimento a cerca do limite da terra (este ano foi realizado um plebiscito popular cobrando isso);
    por ter deixado muito tempo Henrrique Meirelles no comando do Banco Central;
    entre outras cositas más que não recordo..

    Emfim, essas são as angústias de um petista filiado, mas não cego.

  21. Nota 5, passou, grandes feitos, grande cegueira para a corrupção que rondou seu entorno. Poderia ser nota 10, mas por não admitir e “cortar na carne” (até de seu filho)perde nota para mim.
    Para quem acha que isto é passável, possível,… que o classifique bem, só nunca poderão levantar o dedo para Maluf (rouba mas faz), Yeda ou Schirmer, pois serão hipócritas.
    Aproveito e dou minha nota para Yeda: 3
    Para o Schirmer: 7 (ter a coragem de tirar os camelôs da Rio Branco, aumenta minha nota, pois se fez isto, pode fazer muito mais, só não faz(rá) se não quiser).

    Ver o Pallocci na volta da Dilma me faz pensar que tudo seguirá igual… não reclamem quando vossas contas, IRs, sejam devassados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo