CiênciaEducação

3,1416… Acredite: existe o “Dia do Pi”. E mais: ele será celebrado amanhã, também aqui em Santa Maria

Tudo começou, veja só, em 1988, nos Estados Unidos, num dia 14 de março (em jeito ianque de escrever, 3.14). A celebração do Pi (deve ter no meu teclado, mas não encontrei) existe. Aliás, é bom tomar cuidado com isso, porque podem fazer uma lei institucionalizando um “Dia Municipal do Pi”. Mas, de todo modo, ele será comemorado também em Santa Maria.

Vale a pena saber mais de tudo isso, e quem sabe até (re)aprender alguma coisa, e até ter informações sobre o que vai acontecer por aqui, lendo o material produzido pela assessoria de comunicação do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM. O texto é de Sandro Lacerda e a imagem é de Reprodução. A seguir:

Na UFSM, a primeira Celebração do Dia do

piAo observarmos a natureza notamos que o círculo aparece com mais frequência que o triangulo, retângulo, quadrado, etc. Imaginemos o que o homem pré-histórico pensou quando na primeira noite da sua vida vislumbrou a lua. Hoje em dia, olhamos as estrelas e não nos impressionamos tanto. Atualmente, a Ciência nos possibilita observar que os seres vivos têm células arredondadas, enquanto que os minerais são constituídos por formas geométricas não arredondadas.

O numero  é uma constante, pois independente do tamanho do círculo, o quociente entre o comprimento e diâmetro da circunferência, é sempre o mesmo. Quando os matemáticos antigos perceberam esse fato, chamaram esse quociente de “Pi”.

Em homenagem a esse número irracional, transcendente, que não pode ser escrito como um número finito ou repetindo decimais e cujo valor aproximado é 3,1416 ocorrerá na sexta-feira, dia 13 de março, pela primeira vez na UFSM, a Celebração do Dia do , às 14h, no Espaço de Convivência do CCNE (térreo do prédio 13).

 Um dos objetivos da celebração é aproximar pessoas de áreas afins (estudantes, professores, pesquisadores) e todos os que “curtem” Matemática, além de incentivar uma apreciação maior pela Matemática, integrando comunidade acadêmica e comunidade leiga, mostrando o caráter social da Matemática.

A primeira Celbração do  , ocorreu nos Estados Unidos da América, em 1988 na cidade de São Francisco, organizado por Larry Shaw, considerado o Pi Prince (Príncipe do Pi), e incentivada pelo National Council of Teachers of Mathematics (NCTM).

Esse é um evento que ocorre no mundo todo, no dia 14 de março (no calendário norte americano, 3.14) onde se comem tortas em formato de  (Pi Pies) e pizzas. Em alguns lugares são promovidas guerras de tortas e pizzas, e concursos para se recitar o maior número de algarismos do , além do concurso de tortas.

No Brasil, esta celebração não é muito popular e, na UFSM, segundo o Professor Ricardo Fajardo e o acadêmico Eduardo Ruedell, organizadores da celebração, ela nunca ocorreu. “Este ano será realmente especial, como estamos em 2015, vamos conseguir atingir 10 dígitos do Pi: 3,14.15 9:23:56”;  na sexta-feira, “teremos uma Pi Pie e vamos ficar lá conversando, ouvindo música e já planejando a próxima”, diz Eduardo.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo