CidadaniaEducaçãoUFSM

CIDADANIA. A questão das drogas nas escolas e as políticas de “redução de danos”, tema para discussão

Um debate, dentro do tema “Drogas no Âmbito Educacional: Redução de Danos”, acontece neste sábado, a partir das 2 da tarde, no campus da UFSM. A atividade tem o protagonismo do Projeto Ítaca, com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE UFSM – UAB) e da Pró Reitoria de Extensão da Universidade.

Mas, afinal, o que é esse “Projeto Itaca” e o que acontecerá neste encontro? Vale conferir no material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, com a assinatura da Assessoria de Comunicação do NTE.  A seguir:

Roda de conversa sobre drogas no âmbito educacional será no sábado

A questão das drogas ainda é vista sob uma perspectiva de proibição, criminalização e tratamento através de práticas repressoras. Ao oposto dessa política, a Redução de Danos propõe uma abordagem menos preconceituosa com os usuários, trabalhando com medidas que prezam pela autonomia e respeito de suas vidas.  

Em Santa Maria, o Projeto Ítaca – ERD – Escola de Redução de Danos trabalha no sentido de desenvolver ações articuladas à rede de Saúde Mental, Atenção Básica e rede intersetorial, propondo a Redução de Danos como um conceito em construção, que envolve práticas estreitamente conectadas em educação, saúde e arte. Dessa forma, a ERD articula a formação de educadores que irão apresentar o conceito da Redução de Danos através de atividades diversas, contribuindo para a elaboração de uma leitura menos punitiva e mais compreensiva com relação às consequências das drogas. 

A ação dos professores nas escolas é de suma importância na medida em que crianças e jovens tem se tornado foco, seja das estratégias de aliciamento do narcotráfico, seja do ponto de vista policial centrado na punição, ou ainda de medidas de saúde que tomam o uso das drogas como doença tratável pela via da medicalização.

O Projeto Ítaca, com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE UFSM – UAB) e da Pró Reitoria de Extensão, dirige-se aos educadores para apresentar a Redução de Danos em sua potência de trabalho educacional desvinculado do aliciamento, da punição e da patologia…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo