Claudemir PereiraInternet

DO FEICEBUQUI. Jornal que divulga lixo, ninguém é culpado antes de…, o ministro que é bom e bloqueio

selo feicebuquiLIXO QUE DIVULGA LIXO??? (157 curtidas e 23 comentários)

É dessas coisas que me deixam desiludido com o que seria um mínimo de bom jornalismo.

O “Diário Gaúcho”, jornal do Grupo RBS, divulga na sua versão online (e o material é reproduzido também nos outros veículos impressos do grupo) que…

“John Travolta e Tom Cruise são amantes há 30 anos, diz revista”

Lá no final do texto, “esclarece”:

“…Mas é bom salientar que a revista Star não tem uma boa reputação na mídia norte-americana. Há até pesquisas mostrando que somente 10% das notícias divulgadas pela publicação são verídicas. Então, é bom esperar um pouquinho para ter certeza deste romance bombástico…”

AÍ, PERGUNTO CÁ COM MEU DESGASTADO BESTUNDO A FERVILHAR:

Se a fonte é péssima, por que divulgar??? De minha parte, isso apenas iguala o DG à tal revista que “não tem boa reputação”. Ponto!

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR (39 curtidas e dois compartilhamentos, até agora)

Ninguém, mas ninguém meeeesmo, é culpado – até que se esgotem todos os recursos jurídicos. Ou, num linguajar mais técnico, até que exista sentença transitada em julgado.

Esta é uma regrinha básica do Estado Democrático. Eu repito: Democráticoooo!!!

ALIÁS, ISSO…

…vale para todo mundo. Não apenas para quem eu gosto.

SEI NÃO, MAS… (36 curtidas e sete comentários, até aqui)

…como não conheço Edinho Silva, o novo Secretário de Comunicação da Presidência da República, tenho que descobrir mais sobre o cara e me valer de opiniões alheias para firmar um mínimo de convicção.

VAI DAÍ QUE…

…antes de pesquisar, já tomei conhecimento (porque escreveram sobre) da opinião de Josias de Souza (Folha de São Paulo) e Miriam Leitão (Globo) a propósito da nomeação de Edinho. Bateram sem dó nem piedade. Nele e na Presidente da República.

CONCLUSÃO: acho que não preciso mais pesquisar nada. Esse Edinho deve ser bom.

NO MEU SITE… (22 curtidas e um comentário, até o momento)

… não bloqueio ninguém. Apenas sou mediador dos comentários. Quero ser lido. Por todos.

AGORA, AQUI, convenhamos, há um limite para a ofensa. Se o esquema for o ódio, estou fora. E estão fora todos os que assim procederem em poustes meus.

O TAL botão “bloquear” existe pra isso. Me odeiam? Leiam no site e se esfolem, autoflagelem, embebedem-se, o que for para se sentir melhor. Aqui, estão dispensados. E eu também, de lê-los. Ponto.

PS. Fui ofendido (e há um limite pra isso, convenhamos, até para o maior dos democratas ou zens de uma forma geral). Apertei o botão.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Se o editor não tivesse mencionado o lixo acima, nunca teria sabido da existência dele.
    O "linguajar técnico" citado é uma manchete. Presunção de inocência significa, numa versão muito resumida, que o indivíduo será tratado judicialmente como se inocente fosse até o trânsito em julgado. Não ficará preso a menos que seja necessário porque não existe cumprimento antecipado de pena, por exemplo. Outro aspecto é o ônus da prova. Cabe ao Estado fazer prova de autoria e materialidade. Assim, se o tesoureiro de um partido é acusado de receber propina, até finalizar o processo ele é inocente. E quem falar abobrinha corre o risco de um processo contra a honra e outro por dano moral. Caso diferente é o sujeito ser preso em flagrante delito recebendo propina como aconteceu no RJ com um prefeito estes dias. Depois que o flagrante é homologado,fica ainda mais complicada as coisas. O direito não briga com os fatos.
    Novo secretário das comunicações é formado em ciências sociais com mestrado em engenharia de produção. Integrante paulista da corrente majoritária do PT. Esta lá não para desempenhar o papel de ministro de Estado, esta lá para defender os interesses do partido e do governo. Vai fazer a "regulação econômica" possível: quem fala mal do governo não ganha verba de publicidade, quem fala bem ganha. Vai tirar dinheiro de outras rubricas do orçamento para tentar convencer a população (através de muita propaganda) de que o que está errado (não por culpa deles, de terceiros) não está tão errado, que o que o governo faz de certo (provavelmente só verdades) compensa o que está errado e existe um futuro brilhante lá na frente. Mais motivos para o editor achar o cara bom.

  2. Claudemir, assim como a Terezinha, sempre fico a observar teus comentários. Tens a lucidez, segurança e humildade quando necessários e ponto de vista que reconheço em poucos jornalistas. Que conserves este equilíbrio e maturidade em teu trabalho elogiável, que constrói, evolui e não serve a isso ou aquilo. Parabéns!

  3. Espero teus comentários sempre com atenção.
    è primoroso teu ponto de vista em vários temas que abordas. Este, por exemplo, é digno de menção. Há lixo e mais lixo em certas publicações. Ajuda tua separação do joio e do trigo.
    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo