Claudemir PereiraInternet

DO FEICEBUQUI. O editor e o apreço por quem faz comentários no sítio. “déspota esclarecido” é um deles

selo feicebuquiO editor tem publicado observações curtas no seu perfil do Feicebuqui que, nem sempre, são objeto de notas aqui no sítio. Então, eventualmente os reproduzirá também para o público daqui. Como são os casos desses textos, que foram postados na rede social nas últimas 24 horas:

O DÉSPOTA ESCLARECIDO… MAS NÃO SÓ ELE

Tem o Brando e o GEF. E o Gordo Incrédulo. E a Rose. E a Carminha…

Nenhum desses nomes é verdadeiro. Eu sei quem são, porque tenho acesso aos IPs e, no caso da maioria deles, também ao email verdadeiro. Com pelo menos um deles até já papeei, certa vez, por email. São comentaristas habituais do site.

Os dois primeiros são um só. Ou pelo menos parecem ser (vamos conceder o benefício da dúvida). O certo é que ele (ou eles) é muuuito inteligente. Ao ponto de, “nas internas” (e, neste momento, “nas externas” também), o chamar de “déspota esclarecido”.

Tem opiniões conservadoras (alguns diriam “de direita” ou “reacionárias”, mas prefiro o meu termo). E, sobretudo, uma estranha compulsão a criticar e ironizar a mim. Mas é talentoso. E eu gosto dele, por mais que às vezes, metaforicamente falando, dá uma vontade danada de esganá-lo (repito, metaforicamente).

O respeito. Muito. E, repito, gosto dele – por mais que, eventualmente, até me ofenda. Estica a corda. Vai em frente. É bom esse GEF. Ou são bons ele e “o Brando” – desconfio que sejam a mesma pessoa, mas só desconfio.

Por que estou dizendo isso e, mais ainda, escrevendo? Porque são esses citados e tantos outros os que fazem, simplesmente, valer a pena a democracia, o contraditório, e até, eventualmente, o exagero. O despotismo faz bem. Desde que “esclarecido”.

EM TEMPO: são raríssimos, mas muuuito raros meeeesmo, os comentários vetados dessas personagens que fazem o www.claudemirpereira.com.br um espaço, modéstia às favas, democrático. Tanto que escrevem ali o que ninguém mais ousaria publicar. Me orgulho disso. De verdade.

PS. O déspota esclarecido (ele há de me perdoar pelo apelido) tem a mim como alvo prioritário. Mas investe contra todos os que pensam diferente dele. E alguns articulistas do site já receberam suas chispas. Com talento. Por isso é bem-vindo. Sempre.

A IMPRESSÃO…

…que tenho, ao ler e editar o material sobre a situação do bairro Nova Santa Marta é de que estão montando uma operação de guerra. Esse é o tom que estou notando.

BUENO, posso estar enganado. Então, quando você conferir o material, que será publicado no início da madrugada, no www.claudemirpereira.com.br, forma tua própria opinião.

Mas a impressão, repito, é esta. E não estou fazendo juízo de mérito (poderia, mas não é o caso, ainda), apenas registrando. Apenas.

OBSERVAÇÃO: o material sobre a Nova Santa Marta foi publicado nesta madrugada. O que você achou?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Grato pelos elogios, exagerados, sem dúvida. Destaco e reconheço a importância do sítio para o debate na comuna e o espírito democrático do editor que, salvo raras exceções, publica os comentários.
    Pseudônimos são utilizados na terrinha há muito tempo. Gente importante escreveu em jornais por aqui desta forma. Para quem está preocupado somente em debater idéias, sem ter que desacatar ou ameaçar outrem, acredito ser válido.
    Críticas fazem parte. A dialética não morreu, apesar dos marxistas de cartilha tupiniquins acharem o contrário. O contraponto é necessário. Críticas feitas de modo transparente. Não à sorrelfa.
    Conservador sim, mas não no sentido que usam por aí. Mudanças bruscas geralmente acabam trazendo mais problemas que soluções. Além disto, alguém pode ser conservador na economia e liberal em relação aos costumes. Não existe incompatibilidade.
    Despota "esclarecido", bueno, tenho pendengas com o iluminismo, mas vá lá. Existem também sérias controvérsias sobre o número de neurônios que possuo e se tenho capacidade de usá-los. Deve ser por isto que não possuo opinião sobre o assunto.
    GEF, pelas últimas notícias, teria ido para Vacaria. Batalha uma verba do governo para construir um espaçoporto para OVNI's. Está otimista, o museu de Varginha nem acabou ainda e já ganhou um milhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo