CidadaniaCongressoInternetPolítica

É A INTERNET. Indignação com passagens no ‘cotão’ para cônjuges de deputados tem petição e ‘telefonaço’

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi patrocinador da farra e principal alvo da indignação
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi patrocinador da farra e principal alvo da indignação

Os organizadores imaginam conseguir mais de 500 mil adesões à petição online já deflagrada na internet, via redes sociais. Também pensam em fazer um “telefonaço” para a presidência da Câmara dos Deputados. Tudo por conta da decisão da Mesa Diretora, tendo na presidência o deputado Eduardo Cunha, que definiu pelo aumento do chamado “cotão” (verba indenizatória) dos parlamentares e, sobretudo, pela inclusão da possibilidade de emissão de passagens por conta desse instrumento, também para as(os) cônjuges dos congressitas.

Houve quem declinasse dessa possibilidade, entre os quais o santa-mariense Paulo Pimenta. Mas a maioria aderiu bem faceira à decisão. E, agora, há essa reação, como você pode conferir no material produzido e distribuído pela Agência Brasil. A reportagem é de Karine Melo, com foto de Reprodução. A seguir:

ONG organiza “telefonaço” contra aumento de benefícios dos deputados

A decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de aprovar dispositivo que dá direito aos cônjuges de deputados a usar passagens áreas pagas pela Casa, entre seus estados de origem e Brasília, tem mobilizado as redes sociais. Antes do meio-dia deste sábado (28) um abaixo-assinado virtual promovido pela Avaaz – organização não governamental (ONG) em prol de causas sociais – já contava mais de 200 mil assinaturas.

A expectativa é que até terça-feira (3) a meta de 500 mil adesões seja atingida, e um “telefonaço” seja feito para a presidência da Câmara com objetivo de que a Casa desista de conceder o beneficio. A ONG também pretende colocar em painéis de destaque os nomes dos deputados que aceitaram o aumento da verba. Outra medida que está em estudo, segundo o coordenador de campanhas da Avaaz, Diego Casaes, é entregar pessoalmente as assinaturas aos parlamentares.

“É no mínimo um abuso. Num momento de tantas dificuldades financeiras, em que o próprio Congresso quer votar medidas para diminuir orçamento em ministérios e de outras áreas do governo, como é que eles mesmos aumentam seus benefícios? Não dá para o brasileiro ficar em dificuldade enquanto deputados legislam sobre seus próprios benefícios”, acrescentou Diego…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gente em busca de autoafirmação provando que é irrelevante. Em 2013 entregaram mais de um milhão e meio de assinaturas pedindo a derrubada de Renan Calheiros. Teve muito resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo