AssembleiaEducação

EDUCAÇÃO. Deputados se mobilizam para defender reitorias dos Institutos Federais no interior, inclusive o Farroupilha, em SM

E segue a discussão, aliás nunca negada, em torno de uma possível transferência das reitorias dos Institutos Federais, inclusive a do Farroupilha, sediada em Santa Maria. Há uma interessante mobilização, muito mais visível em nível estadual que local, é bom destacar, para a manutenção desses importantes escritórios – geradores de benefícios importantes para as comunidades da boca do monte, Bento Gonçalves e Pelotas.

A propósito dessa movimentação, acompanhe material produzido pela assessoria do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), com texto assinado pela jornalista Sarah Souza. A seguir:

Em defesa da permanência dos IFs no interior

Em continuidade a mobilização pela permanência das reitorias dos do Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifs) no interior, os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Miriam Marroni (PT) reuniram-se com reitores dos institutos na manhã de quarta-feira (9). A deputada Marisa Formolo (PT), que é da região da serra, também estava presente.

Na ocasião, reitores dos Ifs de Pelotas, Bento Gonçalves e Santa Maria, entregaram aos deputados um documento pela manutenção das reitorias nas cidades onde hoje estão localizadas. O documento destaca os objetivos que levaram a criação dos institutos, entre eles a interiorização da educação profissional e a descentralização. Como alternativa, os reitores sugerem a instalação de uma Secretaria de Relações Institucionais dos IFs em Porto Alegre. Os parlamentares decidiram levar o debate para o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Estavam presentes o reitor do campus de Pelotas, Antônio Carlos Barum Brod; o reitor do campus de Santa Maria, Carlos Alberto Pinto da Rosa, acompanhado da pró-reitora de ensino, Tanira Marinha Fabres; também, a reitora do IFs de Bento Gonçalves, Claudia Shiedeck Soares de Souza, acompanhada do pró-reitor administrativo Giovani Silveira Petiz.

A mobilização pela permanência das reitorias dos Institutos nos municípios-sede surgiu após a tramitação, na Câmara Federal, de emenda ao Projeto de Lei 2.134/2011, que estabelece a transferência para Porto Alegre da estrutura institucional das unidades, sob a alegação de que apenas no Rio Grande do Sul isso não ocorre.” 

EM TEMPO: não faltou quem buscasse (ainda que não de caso pensado, é verdade) desqualificar a informação publicada com absoluta PRIMAZIA por este sítio, no 27 dia de outubro. Lamentavelmente, ela ainda está valendo. E, como se vê no parágrafo final da nota acima, a notícia aqui editada era, simplesmente, verdadeira.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo