EconomiaPrefeituraSanta Maria

FUTURO. Secretário Branco anuncia disposição do Estado em fortalecer o Polo de Defesa de Santa Maria

Criação da APL, por Branco (C) foi anunciada em almoço com o prefeito e 70 lideranças
Criação da APL, por Branco (C) foi anunciada em almoço com o prefeito e 70 lideranças

Se tratou das dificuldades do Tecnoparque, isso não transparece no noticiário oficial da visita hoje, a Santa Maria, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco – embora ele lá tenha ido. É possível que isso tenha sido tratado intramuros, na medida que o problema existe e não será com as autoridades o escondendo que virá a solução.

Dito isto, o fato público mais notório da presença de Branco na comuna foi o anunciado apoio para a criação de um Arranjo Produtivo Local (o que significa aporte de recursos estaduais) destinado a fortalecer o Polo de Defesa e atrair mais empresas de ponta para a comuna. Para saber mais da visita do secretário, vale conferir o relato produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. A reportagem é de Luiz Otávio Prates (texto) e João Alves (foto). A seguir:

Secretário de Estado anuncia a criação do APL de Defesa e coloca Santa Maria como prioridade para o Governo

O Polo de Defesa de Santa Maria entrou, definitivamente, na pauta de desenvolvimento do Governo do Estado. Isso porque, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, anunciou ao prefeito Cezar Schirmer a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa e o fortalecimento dos APLs locais. O comunicado foi feito nesta terça-feira (10), durante a reunião-almoço com os prefeitos da região, secretários de município, vereadores e lideranças locais, no Restaurante Augusto.

A intenção do Estado com a criação do APL de Defesa é apoiar, incentivar e atrair empresas ligadas ao setor da defesa para Santa Maria e região. “Estamos trabalhando na descentralização do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O Governo precisa estar em outras regiões do Estado”, sintetizou o secretário Branco, ao discursar para mais de 70 lideranças regionais. “Temos que fazer o Estado recuperar o poder de investimento. Não vamos medir esforços para isso”, complementou Branco.

Para o prefeito Cezar Schirmer, a visita do secretário a Santa Maria mostra o comprometimento do Estado para com as questões relacionadas ao desenvolvimento da região. “Desenvolvimento é a palavra que elencamos como a prioridade das prioridades de Santa Maria. Por isso, este laço com o Governo do Estado é fundamental para que tenhamos uma política pública sólida de apoio aos empreendedores locais e atração de novos investimentos”, salientou o chefe do Executivo.

Schirmer lembrou, ainda, que Branco havia sinalizado com a possibilidade de colocar o Polo de Defesa no plano estratégico do Estado. “Estive reunido com o secretário no mês passado e, na oportunidade, ele havia me garantido que a indústria da defesa seria prioridade para o Estado. E, hoje, o secretário vem reforçar esta posição e anunciar a criação do APL”, comentou. O prefeito, ao final da reunião com as lideranças, entregou um documento com as reinvindicações da região ao secretário…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo