AssembleiaSanta MariaTragédia

LEI KISS. Por 39 a 12, deputados mantêm privilégios de CTGs e salões paroquiais. Santa-marienses contra

kiss seloDiscutida por um punhado de meses em 2013 e aprovada por unanimidade no parlamento gaúcho no final daquele ano, a chamada “Lei Kiss”, com regras rígidas de prevenção de incêndio no território gaúcho, vem sendo paulatinamente depauperada, vilipendiada, mutilada. Inicialmente, por pressão de prefeitos e empresários, facilitou o fornecimento de alvarás de funcionamento. Depois, reduziu exigências para Centro de Tradições Gaúchas e salões paroquiais, entre outras organizações semelhantes.

Aliás, neste ponto, o ex-governador Tarso Genro vetou. Não adiantou. Na tarde passada, por uma maioria acachapante (39 votos a 12), os deputados derrubaram o veto e, assim, a vida de CTGs, por exemplo, está facilitada. Já a dos seus frequentadores…

Bueno, se resta um consolo, a dupla de deputados santa-marienses, Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom, votou unida a favor do veto. E a posição deles você conhece através do relato de suas assessorias de imprensa. A seguir:

Deputado Valdeci lamenta enfraquecimento da Lei Kiss… 

…O deputado santa-mariense Valdeci Oliveira (PT), votou pela manutenção do veto do governo Tarso Genro e, na tribuna, manifestou seu posicionamento. “Essa lei já foi flexibilizada ao máximo. Fazer isso novamente é ferir de morte e dar um tapa na cara da sociedade e dos pais que tiveram 242 filhos mortos no incêndio da boate Kiss”, protestou o deputado.

Valdeci e Pozzobom votaram contra o privilégio a CTGs. Mas foi insuficiente (foto Divulgação)
Valdeci e Pozzobom votaram contra o privilégio a CTGs. Mas foi insuficiente (foto Divulgação)

Antes, as edificações que tivessem área até de 750 metros quadrados deveriam apresentar Plano Simplificado de Proteção contra Incêndio (PSPCI), que tem menos exigências que o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Agora, com a derrubada do veto, imóveis com até 1.500 metros quadrados não precisam de PPCI, mas somente o PSPCI, o que gera grande preocupação, segundo o parlamentar. “É uma irresponsabilidade que abre brecha para novas tragédias e vários setores voltarão a funcionar nas condições de antes da tragédia…”. (Por Patrícia Lemos)

Pozzobom vota pela manutenção do veto à modificações na Lei Kiss

…O líder da Bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobom, votou pela manutenção do veto, e em sua manifestação ressaltou que não basta haver leis, mas que sua aplicação e fiscalização precisam ser mais eficazes e eficientes.

– “Votei pela manutenção do veto por convicção pessoal e por tudo aquilo que vivemos em Santa Maria. Acima de tudo precisamos ter responsabilidade e compromisso, com efetiva fiscalização por parte dos órgãos responsáveis”, afirmou.

Pozzobom, que nas discussões da lei apresentou emendas que a tornaram mais rígida e rigorosa principalmente em relação a liberação de alvarás, defende agora que o novo modelo que será dado ao Corpo de Bombeiros torne como prioridade absoluta a fiscalização e prevenção das normas contra incêndio. “Só teremos uma verdadeira tranquilidade na sociedade quando a fiscalização for eficiente e eficaz. Fazer uma lei rígida foi o que a minha cidade de SM me pediu, e foi isto que fiz com muito orgulho. Por isto eu e o meu colega deputado Valdeci Oliveira votamos contra a flexibilização da lei, ou seja, pela manutenção do veto”, concluiu.” (Por Thiago Buzatto)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Foi a melhor coisa que fizeram derrubar o veto do ex governador.Os 12 deputados que votaram contra acham que com 750 metros não pega fogo.Tem que fazer uma construção de acordo e não um cubiculo como a Kiss aonde não tinha como sair. Uma porta só. Pergunto depois do dasastre de Santa Maria , já houve outro incendio. NÃO

  2. É com muita tristeza que leio esta matéria.como sempre, os interesses econômicos prevalecem, em detrimento da vida. Porque os CTGs tem tratamento diferenciado? Quantos mais precisarão morrer, ou ficarem mutilados, para que as autoridades acordem. Somos todos vítimas: as famílias, os amigos e as futuras vítimas. Porque, combuma lei branda como esta, outros acidentes como o da Kiss vão voltar a acontecer, seja numa boate, ou num galpão crioulo. Luto pela memória das 242 vítimas fatais, e pelos sobreviventes, que tiveram suas vidas destruídas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo