ArteAssembleiaEconomiaEducaçãoEstadoNegóciosPolíticaPrefeituraSegurançaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. UFSM/Frederico, Pozzobom, tucanos, Valdeci, carros emplacados, concurso, Emaet

* O campus da UFSM em Frederico Westphalen teve as aulas suspensas nesta segunda-feira, data em que deveriam reiniciar.

* O motivo foi a greve dos camioneiros, que impediu a presença de muitos alunos, deduz-se da nota divulgada pela reitoria da instituição. Fonte do editor afirma que o mesmo procedimento pode ser adotado também em Palmeira das Missões.

* A suspensão se deu, em Frederico por enquanto, por tempo indeterminado. Traduzindo: até que o movimento dos caminhoneiros não impeça mais o direito de ir e vir.

* A propósito de nota publicada na COLUNA da versão impressa do jornal A Razão nesta segunda-feira, o editor recebeu correspondência do advogado Juliano Soares, militante do PSDB e ligado ao deputado Nelson Marchezan Júnior.

* Na correspondência, uma informação: resolução da Executiva Nacional do PSDB transferiu as convenções municipais marcadas para domingo, dia 15. Elas serão em 10 de maio.

* A razão para isso é a necessidade de reforçar a movimentação, que os tucanos fingem não ter nada a ver, marcada para o mesmo dia, contra a presidente Dilma Rousseff.

* O que Soares não diz é que o PSDB, em nível nacional, embora mantenha um discurso oficial, vai apoiar (tentando, como se fosse possível, não se comprometer com o resultado) a mobilização que reúne democratas e golpistas no mesmo balaio.

Coronel Mendonça e Valdeci: Policiamento Comunitári em debate (foto Cristiano Ercolani)
Coronel Mendonça e Valdeci: Policiamento Comunitário em debate (foto Cristiano Ercolani)

* O deputado Valdeci Oliveira esteve com o titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO), coronel Worney Mendonça, na manhã desta segunda-feira (2) em Santa Maria. O comandante assumiu a função no último dia 24.

* Valdeci articula a implantação do Programa Estadual de Policiamento Comunitário em Santa Maria, desde janeiro de 2014, e, no encontro, reforçou o pedido.

* “Este projeto é exemplo no mundo inteiro e aqui no Estado já temos resultados concretos para a segurança pública em várias cidades. Continuo parceiro para que a cidade tenha o serviço o quanto antes”, disse o deputado.

Pozzobom (de vermelho): apoio aos grevistas e críticas “ao governo do PT” (foto Divulgação)
Pozzobom (de vermelho): apoio aos grevistas e críticas “ao governo do PT” (foto Divulgação)

* O líder da Bancada do PSDB na Assembleia, Jorge Pozzobom, participou nesta segunda da audiência pública para ouvir as reivindicações dos caminhoneiros.

* O parlamentar manifestou solidariedade, e cobrou respeito à categoria: “a pauta é legítima e justa, principalmente no que se refere ao valor do frete e do combustível. O último aumento promovido pelo governo representa em torno de R$ 4,5 mil por mês.”

* “Os caminhoneiros não podem ser penalizados com aumento do combustível para compensar o desvio de mais de R$ 80 bilhões da Petrobras”, afirmou Pozzobom.

* O tucano também criticou, segundo nota de sua assessoria, “o uso da violência contra os caminhoneiros. Quando ocorriam as manifestações criminosas do MST, não se utilizava de violência, então porque contra os caminhoneiros é usada? “, discursou Pozzobom.

luneta automóveis* Com certeza, o mercado de carros novos em Santa Maria não apresenta os mesmos números ostentados nos anos anteriores, pelo menos no seu início.

* Conforma dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), no mês passado foram emplacados em Santa Maria exatos 307 “0 km” – entre automóveis e comerciais leves. No acumulado do ano são 742 veículos (como você vê na imagem acima).

* A comparação com idêntico período de 2014, por exemplo, mostra que houve uma redução de aproximadamente 24%. Nos dois primeiros meses do ano passado foram 979.

* Ja a comparação de fevereiro com fevereiro, separados por 12 meses, também não é nada auspiciosa: em 2014 foram 440 emplacamentos, o que significa 30% menos agora, em 2015.

* Estão abertas desde esta segunda as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, através do qual a Prefeitura pretende contratar, temporariamente, 47 professores.

* As inscrições são gratuitas e vão até a próxima sexta-feira, via internet, num link disponível no sítio da Prefeitura (AQUI), ou diretamente no Centro Administrativo Municipal, na rua Venancio Aires, entre 8 da manhã e 1 da tarde.

* Para a inscrição é indispensável a leitura completa do EDITAL – no qual também constam quais as disciplinas para as quais os docentes serão contratados.

* A Prefeitura informa que estão abertas até sexta, dia 6, as inscrições para os cursos oferecidos pela Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet). Os interessados podem escolher entre vários cursos.

* Entre eles estão Iniciação às Artes Visuais, Iniciação às Artes Cênicas, Iniciação Musical (coral, violão e percussão), História das Artes Visuais e Escultura.

* Os cursos são gratuitos e as turmas serão formadas nas categorias infantil, juvenil e adulto, nos turnos da manhã, tarde e noite. Para mais informações, basta comparecer à Casa de Cultura, ou telefonar para 55-3223-5559.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Valdeci, o onipresente, esqueceu que não é mais governo. Policiamento comunitário não saiu aqui por falta de grana. Muito caro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo