São muitas as manifestações de pesar, independente da cor partidária, pela morte prematura (aos 52 anos), do técnico agrícola, estudante de zootecnia e, sobretudo, militante Ildo Luiz Callegari – que, entre outras funções, foi secretário de Desenvolvimento Rural no governo de Valdeci Oliveira.
Aliás, uma dessas notas (e o Feicebuqui é o local de várias delas) é justamente do deputado e ex-prefeito Valdeci Oliveira, enviada por sua assessoria de imprensa. Confira:
“Valdeci lamenta morte de Ildo Callegari
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) lamenta a morte do amigo e militante do PT de Santa Maria, Ildo Luiz Callegari. O técnico agrícola tinha 52 anos e morreu no Hospital de Caridade de Santa Maria, às 23h desta segunda-feira (23). O velório ocorre no cemitério Jardim Santa Rita de Cássia, onde será sepultado às 16h da tarde desta terça-feira.
Ildo foi diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Santa Maria e secretário da pasta no decorrer dos dois mandatos de Valdeci quando prefeito, entre 2001 a 2008. “É um dia muito triste para os militantes do PT e, particularmente, para mim. Muito difícil de aceitar a perda de alguém tão jovem e que tinha tanta energia. O Ildo era uma pessoa que se caracterizava pela franqueza e, acima de tudo, pela lealdade. Defendia com muito vigor as suas convicções e sempre foi um grande mobilizador político. Apesar de gostar de um bom debate, tinha uma sensibilidade rara e uma humanidade muito grande. Vamos dar toda força à família dele agora, especialmente para a companheira dele, a Gláucia, que também é uma grande militante do PT de Santa Maria”, afirmou Valdeci.
Recentemente, Ildo tinha voltado a estudar no curso de Zootecnia da UFSM. Ildo deixa duas filhas – Lara, 24 anos, do primeiro casamento, e Maria Clara, de um ano – e a esposa, Gláucia Ribas.”
Desde ontem à noite penso no que o nosso Analista de Pains escreveria sobre sua partida. Tenho certeza que nada muito pesado ou sério. Aqui na minha saudade desse gringo maluco e cheio de vida, guardo a certeza que nos faria rir. E nos contaria causos de São Pedro, dos anjos e até do que nem imaginamos que exista. Falaria dos abraços e dos vinhos que já marcou com amigos que chegaram antes. E, claro, contando alguma perdida de um deles ou de si mesmo. Sim, porque essa é uma das coisas que mais me impressiona no nosso amigo Ildo Callegari. Falar de si mesmo com a singeleza de contar erros e acertos, sempre de um jeito especial. Foi uma das primeiras pessoas que conheci naquela campanha que reuniu tantos amigos. Fazia piada comigo e com o César Oliveira com a certeza de que estava fazendo grandes amigos. E fez. Ontem fomos dormir tristes. Muito. E hoje tudo ainda parece meio fora do lugar quando pensamos no que aconteceu. Pensar nas pessoas que tanto o amam dói demais. E a única coisa que podemos fazer é dizer que estamos aqui. Sempre. E tentando ser um pouquinho discípulo desse Analista de Pains para conseguir entender tudo isso. O que ele escreveria, tenho certeza, viria recheado de amor, de intensidade, de plenitude.
Meu amigo, tuas meninas terão de todos nós sempre as melhores lembranças desse baita amigo! Tua peleia segue agora mais serena, mas tenho certeza que com a mesma paixão que compartilhasse conosco! Obrigada!!!! E que todo esse amor siga sempre contigo!
Glaucia, Maria Clara e Lara, sintam todo nosso carinho e contem conosco sempre.
César Oliveira e Michele Silveira