Arquivo

Consumo. Juro cai, crédito se amplia. E vendas do comércio crescem bem acima da inflação

Não há números, ao que sei, significativos em Santa Maria. Exceto o excelente trabalho realizado pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão da Unifra – que apura o custo de vida na boca do monte. E, através dele, os analistas podem, mesmo que de través, observar o comportamento do varejo na cidade (confira, aqui, os números relativos a maio).

 

Além disso, sabe-se que a venda de automóveis experimenta um salto. Só no último mês, mais de 300 carros 0 Km foram emplacados no município. Os números são considerados extraordinários e, acrescente-se, estão em consonância com o que ocorre no país inteiro. Há a perspectiva, inclusive, de as montadoras baterem recorde histórico, se aproximando dos 2 milhões de veículos produzidos em 2007.

 

O que isso significa? Que a economia está bem. Não excepcional, talvez, mas bem. Tanto que o consumo aumentou, fruto também da confiança da população, o que é um dado subjetivo. Concretamente, porém, há outras razoes a explicar, por exemplo, que, segundo o IBGE, as vendas no varejo tenham aumentado mais de 9%, nos primeiros quatro meses do ano. Isso significa qualquer coisa como quatro vezes mais do que a inflação do período.

 

Uma das explicações para esse momento particular do consumo é a redução dos juros. Pequena, mas real. Abaixo inclusive da taxa básica (a tal Selic) fixada pelo Banco Central. E outra, inclusive como conseqüência direta da primeira, é a ampliação do crédito. Tudo isso ajuda a compor um quadro otimista. E que tenha vida longa. É o desejo de todos, por certo.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Vendas no varejo crescem 9,2% no ano”, de Jacqueline Farid e Pedro Henrique França, publicada n’O Estado de São Paulo.

É interessante ler também a notícia “Juro cai e governo economiza R$ 30 bilhões”, produzida Alexandro Martello, da sucursal paulista do G1, o portal da Globo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo