Tudo passa – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira
Aos que acompanham meus escritos, hoje escolhi um conto para ser transcrito. Em metáfora, ouvi dizer que um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, resolveu consultar aos sábios do reino e disse-lhes: preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver alegre.
Os sábios resolveram dar um anel ao rei, desde que o rei seguisse certas condições. Embaixo do anel havia uma mensagem, que o rei só deveria abrir quando estivesse num momento intolerável. Quando tudo estiver perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e nada mais puder ser feito, aí o rei deve abrir a mensagem.
O rei seguiu o conselho. Um dia o país entrou em guerra e perdeu. Foram vários momentos em que a situação ficou terrível, mas o rei não leu a mensagem porque ainda não era o fim. O reino estava perdido, o rei fugiu, o inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que perdeu os amigos e o cavalo. Seguiu a pé, sozinho. Os pés sangravam. O inimigo se aproxima e o rei, quase desmaiado, chega à beira de um precipício. Sem mais esperanças resolve ler a mensagem, e lá estava escrito: tudo passa.
Talvez o nosso tempo seja esse. Não há alegria que perdure pra sempre, tampouco tristeza eterna. Em época de crise, suba de dólar, aumento da inflação, ou simplesmente diante das nossas frustrações humanas: tudo passa!
Vitor Hugo do Amaral Ferreira
@vitorhugoaf
A história é uma das variações de um texto da tradição sufi.