CidadaniaCulturaSanta Maria

VILA BELGA. Brique organizado por moradores atrai centenas de pessoas. Evento será duas vezes por mês

Centenas foram à Vila Belga, na tarde passada. Próximo “Brique” será em 5 de abril
Centenas foram à Vila Belga, na tarde passada. Próximo “Brique” será em 5 de abril

Uma iniciativa muito interessante começa a dar certo, na Vila Belga. Por iniciativa de moradores, começou no dia 8 de março um “brique” que, na sua segunda edição, ontem, levou centenas de pessoas ao local histórico de Santa Maria. O evento, que acontecerá sempre no primeiro e terceiro domingos do mês, é algo que pode chamar a atenção para essa região da cidade.

Leitora deste sítio e colaboradora do evento, a professor e jornalista Denise Braga Lopes enviou texto (e foto de Rodrigo Souza) com mais detalhes. O material, com acréscimos pontuais do editor, é o seguinte. Confira:

Brique da Vila Belga

As moradias coloridas e as ruas estreitas da Vila Belga pertencem ao Patrimônio Histórico de Santa Maria e acolhem neste cenário a história de uma época de intenso desenvolvimento cultural, político, social e econômico ao redor do transporte ferroviário da época.

Pensando na riqueza cultural e turística deste espaço em Santa Maria os moradores tiveram a iniciativa de criar um brique, para centralizar a exposição e comércio de produtos e promover a convivência harmônica da comunidade em um espaço público aos domingos. Um lugar onde as pessoas possam expor trabalhos artesanais, antiguidades e alimentos produzidos na nossa região.

Outras exposições podem juntar-se ao Brique da Vila Belga, desde que sigam um dos objetivos principais do evento, que é fortalecer a imagem e o cuidado de preservação do espaço de lazer entre os moradores, produtores, artesãos e visitantes com a comunidade de Santa Maria.

O primeiro brique aconteceu no dia 8 de março e até um espaço para venda de água e suco foi oferecido.  O segundo aconteceu neste domingo e o próximo está marcado para 5 de abril. 

Pessoas interessadas em expor trabalhos sejam artesanais antiguidades ou do segmento da gastronomia: entrar em contato com a Comissão Organizadora que foi nomeada em uma reunião da Associação dos Moradores da Vila Belga.

Fazem parte da Comissão do Brique da Vila Belga:

Carlos Alberto da Cunha ( Kalu)

Elaine Regina Bastos Cerpa (Mara)

Enilda Terezinha Nascimento Peixe

Joana Ribas” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Estivemos lá, meu filho e eu. Só elogios. Bons produtos, boas atrações, boa gente. Grandiosa iniciativa para ser perdurada.

  2. Telefones para contato são imprescindíveis! Estarei no aguardo. Obrigada!

    NOTA DO SÍTIO: havia telefones de contato, no material original. O editor, por decisão dele, preventivamente (exemplos pouco edificantes existem de sobre para a prudência), não publicou os números. No entanto, todos os organizadores, ou a maioria deles, são encontrados no Facebook, o que facilita qualquer contato.

  3. Bela iniciativa dos organizadores.
    Fica talvez aqui registrado uma ideia talvez um pouco utópica, mas quem sabe interessante.
    Além de seguir em frente com a bela iniciativa do “Brique da Vila Belga”. Pensarmos em um futuro próximo transformar outros espaços esquecidos de nossa cidade aproveitando os mesmos de melhor forma, tal como a Gare da Viação Férrea transformada em um Mercado Público ou algo atrativo a população assim como outras áreas de nossa cidade que carecem de mais atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo