
Esse é o tipo de iniciativa que merece ser amplamente divulgado. Nasceu no curso de graduação em Sistemas para Internet do Colégio Politécnico da UFSM. Os detalhes chegam em material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. O texto é de Mariana Flores. Acompanhe:
“Um aplicativo para salvar vidas
Campanhas de arrecadação de sangue são comuns, porém ainda insuficientes para suprir a demanda. Foi a partir dessa preocupação e da vontade de salvar vidas que alunos da UFSM desenvolveram uma ferramenta que promete mudar esse cenário.
O aplicativo Sangue Social - Compartilhe Vida, Doe Sangue, vinculado ao Facebook, é um projeto dos alunos do curso de graduação em Sistemas para Internet do Colégio Politécnico Rossana Freitas Moreira, Patrícia Tolfo e Jean Masvi, com orientação da professora Juçara Salete Gubiani. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação de sangue de forma voluntária em todo país através da rede social, interligando bancos de sangue e a comunidade em geral.
O processo funciona da seguinte maneira: a instituição de saúde divulga quais tipos de sangue precisam de reposição, a solicitação entra automaticamente no sistema e vira um feed no aplicativo do Facebook dos usuários, fazendo, assim, um balanço atualizado da situação em que o banco de sangue se encontra. O aplicativo mapeia as pessoas cadastradas com o sangue solicitado e que estão próximas ao Hemocentro. Depois disso, os usuários mapeados recebem notificações e podem agendar sua doação.
À medida que a página do aplicativo no Facebook recebe curtidas e compartilhamentos, as informações divulgadas conseguem um maior alcance. A divulgação de uma ação como essa instiga nas pessoas uma vontade de ajudar cada vez maior, iniciando assim uma teia de usuários interessados em participar dessa causa e influenciar as demais pessoas a também participar.
A iniciativa já conquistou prêmios como o 1º lugar do Concurso de Ideias Luso, no qual a aluna Rossana apresentou o aplicativo em Portugal, o 1º lugar no Perfil Empreendedor, eleito por voto popular na Feisma 2014, e o 2º lugar eleito pelo júri na mesma premiação…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.