A imagem que vem à cabeça do editor é essa mesma, que você vê ilustrando esta nota. Afinal, nas manifestações do último domingo, houve quem, mais que dizer, levasse à rua um cartaz dizendo que sonegadores não são corruptos – “fora Dilma”. Ora, isso é a própria confissão: “quero tirar a Presidente de lá porque ela me pune e eu posso sonegar, porque não é corrupção”.
Uma obra-prima da falta de cidadania, convenhamos. Mas o fato é que o governo não pune sonegação, que isso é coisa com a Justiça. Ao ente público cabe descobrir o sonegador. Mais ou menos o que a Receita Federal está fazendo, como você pode conferir no material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Daniel Lima, com foto de Feicebuqui. A seguir:
“Receita intima 80 mil contribuintes suspeitos de fraudar declarações do IR
A Receita Federal intimou 80 mil pessoas físicas com indícios de infrações cometidas na Declaração de Ajuste Anual do ImpostoRenda da Pessoa Física (DIRPF). As investigações são relativas às declarações de 2012, 2013 e 2014 (ano-calendário 2011, 2012 e 2013). Este ano, serão executados aproximadamente 280 mil procedimentos de fiscalização de pessoas físicas, informou o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung.
“Nossa capacidade de identificar fraudes aumentou muito com os primeiros resultados do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, que, associado a um trabalho de monitoramento e gerenciamento de risco dos contribuintes pela [Secretaria de] Fiscalização, tem potencializado o grau de acerto na identificação de operações irregulares”, disse Jung.
Com o laboratório, a Receita passou a contar com ferramentas capazes de identificar os computadores de escritórios de contabilidade responsáveis por irregularidades nas declarações de clientes. Uma das ferramentas identifica, por exemplo, a origem das fraudes. Para isso, o laboratório rastreia o Internet Protocol (IP), um protocolo de internet que identifica qualquer dispositivo ou conexão na rede. As ferramentas da Receita detectam também o endereço MAC – Mídia Access Control –, que é um código que permite o restreamento do endereço físico de cada dispositivo conectado à rede de computadores.
Iágaro Jung disse que, com o aprimoramento da fiscalização, a Receita iniciou em março a Operação Nacional de Fiscalização, destinada a combater fraudes nas declarações de ajuste anual do Imposto de Renda com as pensões alimentícias. Foram identificadas, no caso, 25 mil declarações com indícios de fraude…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
O bacharel fracionário é um artista. Primeiro porque não se sabe onde a foto foi tirada, quem tirou a foto e nem se as criaturas segurando cartazes não estão lá justamente com a finalidade de criar motivo para desqualificar a manifestação. É, existe a possibilidade não nula de serem militantes com idéias "geniais".
Sonegação é deixar de pagar algum tributo usando meios fraudulentos. Corrupção é obter vantagem indevida mediante retribuição. São coisas diferentes por definição. E o carregador de cartaz poderia estar se referindo a diferença entre o Petrolão e a Zelotes, por exemplo.