JudiciárioPartidosPesquisaPolítica

CONFIANÇA. Só Partidos têm índice menor que o da Justiça, mostra pesquisa da Fundação Getúlio Vargas

Não é exatamente alvissareiro para o Judiciário, ainda que se admita que possa haver alguma distorção no “Índice de Confiança na Justiça”, trabalho feito pela Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. Ainda assim, o índice é expressive: só 29% confiram na Justiça brasileira, índice só maior que o medido para os Partidos Políticos.

Para saber mais sobre o trabalho, discuti-lo e até, se for o caso, contestá-lo, vale conferir o material publicado no Espaço Vital, o ótimo portal gaúcho especializado em questões jurídicas. A seguir, um trecho:

Judiciário só é mais confiável que Congresso Nacional e partidos políticos

O Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), aferido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas nos segundo e terceiro trimestres de 2014, apurou que apenas 29% da população confia na Justiça como instituição e no Judiciário como Poder, capazes de solucionar seus conflitos. Os dados se referem até o final do terceiro trimestre de 2014 (antes das eleições).

Além do Judiciário, apenas os partidos políticos mantiveram o mesmo índice de confiança (6%), permanecendo no último lugar do ranking…

…“Analisando-se a confiança nas instituições em cada um dos trimestres examinados ao longo dos últimos cinco anos, verifica-se uma queda sistemática na confiança dos cidadãos no Judiciário” – diz Luciana Gross Cunha, coordenadora do ICJ. Ela chama a atenção para o fato de que desde 2011, quando o ICJ apontava uma confiança de 39% no Judiciário, este teve uma queda de 10 pontos percentuais.

Este resultado, segundo a professora, “pode ser atribuído ao aumento da exposição do Judiciário na mídia, principalmente no que se refere aos escândalos envolvendo agentes da Justiça”.

Contribui para este desempenho, a percepção de que, “para 89% dos entrevistados, o Judiciário é lento”; 77% afirmam que o Judiciário é caro; e 66% consideram o Judiciário é difícil de ser acessado.

Já 62% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é nada ou pouco honesto; e, por fim, 59% dos respondentes acreditam que o Judiciário é nada ou pouco independente…’

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo