Nova relação. Quanto mais não seja,blogue da Petrobrás deu um susto e tanto na mídia grandona
Se consolida, entre os que analisam o fato, uma convicção: a criação do Blogue da Petrobrás, e a publicação da íntegra das perguntas feitas (pela mídia) e as respostas dadas (pela empresa), desnudando a manipulação feita em reportagem publicada pela Folha de São Paulo deu um sustaço na mídia grandona. Enfim, descobriu-se que as novas mídias (e a internet em primeiríssimo lugar) podem impedir novas falcatruas editoriais. Ou, se não, ao menos desmascará-las.
Depois de um xilique dos dirigentes da MG, a começar pela Associação Nacional de Jornais, começou a reação, inclusive da Associação Brasileira de Imprensa. E todos os canais que tratam de mídia e imprensa em geral estão avaliando o que ocorreu. Com uma certeza: nada será como antes. Se estabelece uma nova relação entre as fontes e os veículos.
Um dos que reflete sobre o tema é João José Forni, graduado em Letras e Jornalismo e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Confira o que ele escreveu no próprio blogue, em texto reproduzido pelo sítio especializado Observatório da Imprensa. A seguir:
BLOG DA PETROBRÁS – Um susto na grande imprensa
Muito se fala sobre blog da Petrobras criado para responder a perguntas enviadas pela imprensa e defender-se de pautas negativas, por conta da CPI no Congresso. O Fatos e Dados foi lançado no início de junho para “manter um canal de comunicação rápida e direta com o público, dedicado a apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e esclarecimentos solicitados pela imprensa”.
A grande polêmica gerada pelo blog decorre da iniciativa da Petrobras publicar as pautas (perguntas) dos jornalistas, com as respostas da empresa, antes da publicação da matéria. Para a grande imprensa e jornalistas de redação, essa iniciativa estaria ferindo o princípio da exclusividade. Para advogados e professores de comunicação, embora não seja ilegal, a iniciativa pode ser incorreta e até autoritária. Segundo a Petrobras, a publicação visa dar transparência ao seu relacionamento com a imprensa.
Nem tanto ao céu, nem tanto a terra. Trata-se de um bom case de comunicação. Essa provocação à grande mídia, se aparenta uma ousadia, desafia a empresa a ser mais transparente e enfrentar uma pressão maior da imprensa. Não há dúvida de que estamos em outros tempos. Os blogs e demais redes sociais representam um avanço em relação ao atraso da imprensa tradicional. Por isso chega a ser patética, para não dizer ridícula, a manchete da Folha de S.Paulo do dia 2 de junho: “Avião com 228 a bordo some no mar no trajeto Rio-Paris”. Qualquer criança no uso da razão já conhecia essa notícia um dia antes da manchete…
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SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras colunas e artigos publicados no sítio especializado Observatório da Imprensa.
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