CULTURA. No fecho da agenda semanal, há música, cinema e o grande destaque: o início da Feira do Livro
Por ATÍLIO ALENCAR
A semana começou em ritmo de feriadão, e a agenda cultural refletiu isso. Poucos eventos haviam sido divulgados até a segunda-feira, o que já era previsto por conta do final de semana prolongado. Mas com a quarta-feira veio o início das atividades e as assessorias de imprensa voltaram à normalidade: para a segunda etapa da agenda, temos música nativista, blues & rock, cineclubismo e muita, mas muita literatura, com a abertura dos trabalhos da Feira do Livro 2015.
A seguir, um panorama das atividades culturais previstas para os próximos dias:
QUINTA, 23/04
Cineclube Práxis apresenta: “Privatizações – A distopia do capital”
Lançado em 2014, o filme aborda o período intensivo de privatizações vivido pelos brasileiros na década de 1990. Neste momento de nossa história em que se faz necessário o debate sobre o modelo de país que desejamos construir, “Privatizações: a distopia do capital” é mais uma ferramenta valorosa de leitura da realidade social e econômica do Brasil. O documentário tem direção do cineasta brasileiro Silvio Tendler.
Horário: 19h
Local: Práxis – Coletivo de Educação Popular (Rua Mal. Floriano Peixoto, 1750 – no 4º andar)
Entrada franca
Lançamento do livro “A redenção de um anjo”
May C. Linck vai lançar e autografar seu primeiro livro “A redenção de um anjo”.
Sinopse da obra: ” O momento em que Sam mencionou âncora humana o Arcanjo criou uma espada flamejante no ar, como mágica, e acreditem foi como mágica mesmo. Meus olhos estava presos, minha respiração trancada. Era como se eu estivesse presa em um dos livros de Gena Showalter, só que eu não estava em um livro, isso estava acontecendo, uma guerra entre o Céu e o Inferno bem na minha frente enquanto estou presa em uma cama, nua.”
Horário: 19h
Local: Athena Livraria (Rua Floriano Peixoto, 1112)
Entrada franca
Noites de Milonga
O projeto Noites de Milonga e a Gadea Produções trazem à Santa Maria cantor e compositor Mauro Moraes (na foto ao lado, de Luiz Ávila/Divulgação), artista de Uruguaiana premiado em grandes festivais e que conta com 15 discos lançados. Mauro é um dos principais compositores regionalistas da atualidade. Em Santa Maria, o show contará com uma banda especial formada pelos músicos Éverson Maré, Carlos Madruga e Fabiano Torres.
Horário: 20h
Local: Rincón Parilla (Av. Dois de Novembro, 1291)
Informações sobre ingressos pelo fone: (55) 3223 7450
SÁBADO, 25/04
Jack-of-Hearts
Show com a banda de rock, blues e country santa-mariense, apresentando temas próprios e standards dos gêneros que influenciam o grupo.
Horário: 23h
Local: Zeppelin Bar (Esquina da Visconde de Pelotas com a Venâncio Aires)
Ingresso: R$ 15
Feira do Livro de Santa Maria 2015 (25/04 à 10/05)
A cerimônia de abertura da edição 2015 da Feira do Livro de Santa Maria está marcada para às 10 horas da manhã de sábado, 25 de abril, na praça Saldanha Marinho. Estarão presentes a Patronesse Haydée Hostin Lima, o professor homenageado José Newton Marchiori e familiares do homenageado Vinicius Pitágoras Gomes, além de autoridades e representantes das instituições que compõem a Comissão Organizadora da Feira.
A Feira do Livro de Santa Maria segue até dia 10 de maio.
A programação diária do evento é a seguinte:
13h – abertura da feira (sábados, 10h)
14h – 17h: programação infantil (lançamentos de livros infantis, apresentações das escolas, espetáculos no palco na praça e contação de histórias)
17h – 19h: lançamentos de livros diversos
19h – Livro Livre (no palco da praça)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.