Por que, mesmo com a possibilidade legal de utilização de seu nome social, tão poucos são os travestis e transexuais que confirmam isso na sua relação com as instituições educacionais. Esse, provavelmente, será um dos temas a ser abordados no oportuno evento marcado para este sábado, na UFSM, inclusive com a possibilidade ser assistido pela internet.
Que evento é esse, quem o promove e quem dele participa, são informações, entre outras, que você tem no material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. A seguir, na íntegra e com todos os linques necessários:
“Debate sobre travestis e transexuais na educação será neste sábado
No dia 27 de março, o Conselho Universitário (Consu) da UFSM aprovou a resolução 057/2015 que reconhece o direito de pessoas transexuais e travestis utilizarem o nome social – denominação por meio da qual as pessoas se identificam e são identificadas pela comunidade, podendo divergir do nome registrado civilmente. A proposta, aceita com unanimidade pelo Consu, foi construída em ação conjunta do Coletivo Voe, Diretório Central de Estudantes (DCE – UFSM), Gabinete do Reitor e Pró-reitoria de Graduação. A conquista é considerada mais um avanço para as políticas que asseguram direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), mas será suficiente?
Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2014, num universo de 8.721.946 de inscritos, apenas 95 se identificaram enquanto pessoas trans e reivindicaram o uso de seu nome social. Esse dado leva a um questionamento pouco feito durante o cotidiano: onde, de fato, estão as pessoas transgêneras, transexuais e as travestis? Para contextualizar essa reflexão e ampliar o debate, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE UFSM – UAB), juntamente com a Pró Reitoria De Extensão Ufsm e o Coletivo Voe, convidam todas e todos a acompanharem o Diálogos “Travestis e transexuais na Educação: acesso, permanência e formação”.
A atividade, no auditório do NTE, no prédio 14, será transmitida pelo canal NTE TV para todos os polos UAB/UFSM e terá certificação para os participantes que assistirem ao debate nos Polos presenciais ou no próprio local do evento.
Transmissão AO VIVO aqui.
Quando: 25 de abril, sábado, a partir das 14h, no auditório do NTE (prédio 14)“
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.