Arquivo

Observatório. Confira aqui a versão original da coluna publicada neste sábado, 8 de novembro

“QUANDO O TROCO MAIOR QUE O DO CARGO COMPLICA CONVITE A SECRETÁRIOS”

 

 

 

$$$$$$$ bancar os salários originais dos convidados, pelo menos dois servidores federais, e com remuneração bastante superior à dos secretários municipais, é elemento complicador para a formação do primeiro escalão do próximo governo.

 

 

 

“JORGE POZZOBOM, A VITRINE E OS VOTOS”

 

 

Semana passada, uma nota da seção “Luneta” afirmava:

 

“Para Jorge Pozzobom ter alguma chance de virar candidato com chances de vitória, seja para deputado federal (sua preferência) ou estadual (seria a alternativa) terá que ter alguma vitrine.”

 

No limite entre o brabo e o cordial, o vereador e presidente dos tucanos enviou e-mail ao colunista. Afora (legitimamente) pedir o voto do jornalista para 2010, Pozzobom escreveu:

 

“Sou candidato a deputado federal e não preciso de vitrine, mas sim de votos…

…Ocuparei o “espaço deixado por Cezar Schirmer, na disputa por vaga na Câmara dos Deputados”, pois eu serei o candidato indicado pelo futuro prefeito” (o grifo foi do próprio missivist).

 

Diante da convicção de Pozzobom, o que pode dizer Observatório? Nada, exceto desejar boa sorte e lembrar que o candidato não é do PMDB, partido do prefeito, que, nesse caso, não terá concorrente à Câmara dos Deputados por Santa Maria. É mesmo??? Contaram isso aos pretendentes? Então, tá!

 

 

 

“BRIGA PARA A AL, NO PMDB. PROBLEMA À VISTA”

 

 

Diz-se que Cezar Schirmer, à época em que negociava politicamente a presença (mais até do que o apoio) de José Farret na chapa majoritária que seria vencedora no pleito de 5 de outubro, colocou à mesa sua adesão à pretensão do ex-prefeito de retornar à Assembléia Legislativa em 2010. Atenção: isso não é delírio do jornalista, mas afirmações de bastidores feitas por muitos que são unha e carne com Farret.

 

Diante disso, e do fato de Jorge Pozzobom (como você leu na nota logo abaixo) afirmar que é “o candidato do prefeito eleito para a Câmara dos Deputados” tem-se um problema de razoáveis proporções. Qual? Alguém combinou isso com João Carlos Maciel ou Tubias Calil, potenciais concorrentes à Assembléia Legislativa e que, pooor acaso, são do PMDB, partido de Schirmer – e não de Pozzobom e Farret?

 

 

 

“PAULO PIMENTA E A ALAVANCA PARA 2010”

 

 

Paulo Pimenta não diz, ou ao menos não lhe foi perguntado, mas é mais do que evidente que – a exemplo de Cezar Schirmer em 2006 – pretende ampliar sua votação como candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados, em 2010. Será o sempre importante resíduo da exposição obtida agora, na campanha para a Prefeitura.

 

Nesse sentido, a inauguração de três obras viárias importantes (entre quinta-feira e este sábado), em obras realizadas com recursos provenientes de emendas parlamentares do petista, somando perto de R$ 1,9 milhão, são importante alavanca de votos.

 

 

 

“A FEISMA E A JUSTA E MERECIDA HOMENAGEM PRESTADA AOS EMPREENDEDORES”

 

 

Foi tocante, emocionante, fantástica. E necessária. Assim Observatório qualifica a iniciativa da Comissão Organizadora da Feisma, que homenageou, na terça-feira, um sexteto de ouro do empreendedorismo santa-mariense. Gente que, cada qual na sua área, pode ser colocada como ícones de uma Santa Maria que dá certo.

 

São os casos indiscutíveis de Humberto Ugaldi, Ilídio Biacchi, Antonio Abelin, Luiz Gonzaga Isaia, Attílio Saccol e Agueda Brazzale Leal, todos justamente festejados pela comunidade, através da Multifeira.

 

É óbvio que não dá para homenagear todos ao mesmo tempo. Desta forma, e apenas como sugestão, a coluna toma a liberdade de citar dois outros nomes que, assim que for possível, também merecem receber o reconhecimento público por sua atuação inestimável pelo empreendedorismo santa-mariense. No caso, o professor e engenheiro Wilson Aita e o comerciante Bartolomeu Ceccim. Mas é só uma idéia, se alguém quiser acolher.

 

 

 

“LISTAS PARA INDICAR CARGOS DE CONFIANÇA LONGE ESTÃO DE SER NOVIDADE”

 

 

A seção “Não custa lembrar”

 

Em 9 de novembro de 2002:

 

“Forrobodó no arraial do (novo) Poder – A reunião do PMDB, na noite de quarta-feira, por pouco não começou (e acabou) em briga de fato. A turma do deixa-disso teve que intervir com vigor para evitar um confronto entre o vereador Cláudio Rosa e o presidente do partido, Arnildo Muller.

Em pauta os cargos regionais e as tais listas de nomes que Muller estaria divulgando. A temperatura se elevou e os dois bateram boca em voz alta o suficiente para assustar os outros participantes…“

 

Hoje:

 

A nota (cujo trecho inicial é reproduzido acima), publicada há exatos seis anos, antecedia a nomeação de CCs do Governo do Estado, recém eleito. E trata de listas do PMDB, as mesmas tão em evidência hoje, quando o nível é outro. No caso, municipal. Curiosidade: um dos protagonistas daquele episódio foi nomeado, mais tarde, para importante cargo na capital. E o outro é cotado para virar secretário, agora. Ah, e sem listas. Ao menos não no PMDB, partido do prefeito eleito Cezar Schirmer.

 

 

 

“PERTO DE PAULO MENDES, ENIR DOS REIS É UM VERDADEIRO ANJO IDEOLÓGICO”

 

 

A seção “Luneta’

 

Na redefinição das secretarias, seu número e suas atribuições, estaria sendo discutida, no âmbito do futuro governo, a criação de uma pasta destinada a tratar da integração regional.

 

Confrontada com a possibilidade, uma pessoa disse ao colunista: “o povo é mesmo falador. Essa secretaria, se criada, seria sob medida para um candidato à Assembléia Legislativa”.

 

PP, faceiro com a eleição do prefeito de Pelotas, Fetter Júnior, o vice de Santa Maria, José Farret (com o PMDB) e a de Canoas, Beth Colombo (com o PT), está se agrandando para 2010.

 

Os progressistas querem ser protagonistas, o que significa participar de uma chapa competitiva para a disputa pelo Piratini. Mesmo que com o candidato a vice.

 

Fonte pelotense informa que Fetter Júnior, que esteve no Palácio Piratini dia desses, seria parceiro de Yeda Crusius, que é candidata à reeleição. Ele ou José Farret.

 

Se o vice-prefeito eleito será ou não integrante de uma chapa majoritária em 2010, ninguém pode afirmar. No entanto, em caso positivo, faria a alegria de outros concorrentes à Assembléia Legislativa, com domicílio eleitoral em Santa Maria.

 

A propósito, Farret, que vai indicar o futuro secretário de Saúde (na improvável hipótese de ele mesmo assumir), declarou que nada falaria antes do dia 8. Aliás, este sábado.

 

A nenhum leitor mais antigo escapa o fato de, não obstante as viscerais diferenças do colunista com as opiniões do ex-vereador Enir dos Reis, este sempre foi respeitado. Inclusive por não esconder suas idéias.

 

Dito isto, perto de Paulo Mendes, comandante da Brigada Militar, Enir dos Reis parece uma âncora formidável das idéias democráticas e socialistas.

 

Aliás, Mendes e suas idéias que colidem com qualquer idéia de convivência de contrários (coisas da democracia) pode não ser, mas que parece candidato a deputado, ah, parece.

 

Sindicato dos Professores Municipais quer contato com a equipe de transição do futuro prefeito. Há demandas imediatas e outras nem tanto, na agenda do Sinprosm.

 

Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h45, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br.

 

 

 

“SECRETARIADO DE SCHIRMER PODE TER SURPRESAS. MAS SUSTO, NÃO, POR FAVOR!”

 

 

As cadeiras principais do

Centro Administrativo ainda

Sem novos donos nomeados

 

A fase de montagem do secretariado, bem sabem os experientes, é decisiva. Se não para o governo inteiro, afinal muita coisa pode acontecer em quatro anos e não se deve acreditar em casamento “eterno” do chefe com seus assessores, ao menos para a arrancada. E essa pode ser a grande diferença entre uma boa ou péssima administração.

 

Não é por acaso, então, que o prefeito eleito se cerca de toda a prudência possível. Inclusive para que não cheguem a público os nomes escolhidos, mesmo daqueles que já aceitaram a empreitada. É parte do jogo. Como também é o dos profissionais em tentar descobrir.

 

Se sabe, por exemplo, que um graúdo na elaboração do plano de governo, candidato natural e óbvio à secretaria de Administração, embora seja dado como certo, ainda teria, segundo as últimas informações disponíveis, algumas dificuldades a superar. Todas de natureza pessoal e profissional. Mesmo esse, inclusive por essa circunstância, não é oficializado publicamente.

 

Porém, o que preocupa, meeeesmo, esse colunista é o mantra recitado por dez entre dez militantes graduados e próximos a Cezar Schirmer, que é quem baterá o martelo: “haverá surpresas, pode apostar, haverá surpresas!” Tudo, suspeita-se, para gerar um pré-climax diante do “retardamento” do anúncio do primeiro escalão.

 

O ser humano em geral não gosta muito de surpresas. Elas embutem o inusitado, e o sujeito prefere aquilo que conhece. Portanto, cuidado com essa história de surpreender – se fosse dado o direito de oferecer algum conselho. Mas, mais ainda, cuidado para, em vez de surpreender, assustar. Sim, mais do que de surpresa, o que se teme é o susto.

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo