Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, por que algumas coisas demoram tanto para acontecer em Santa Maria?

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 15 de abril, no jornal A Razão:

 

Regional. Obra quase concluída. Mas vai demorar (foto Fabiano Dallmeyer/A Razão)
Regional. Obra quase concluída. Mas vai demorar (foto Fabiano Dallmeyer/A Razão)

Por que, afinal, tudo demora tanto?

O colunista anda na fase de listas. Coisa de ianque, como quase tudo que se faz por aqui com cara de novidade. A influência deles é indiscutível e pouco há a fazer para contrapor. Inclusive por que vai que eles estejam certos.

Então, a lista. Que será só sobre a saúde, deixando para outro dia, noutros etores em que a pergunta do título dessa nota faz sentido. Vai lá:

– por que demora tanto para destrinchar a ampliação do Hospital São Francisco, conhecido como “Hospital da Unifra”, se é de conhecimento geral sua importância social, educacional e econômica?

– por que ninguém ainda conseguiu fazer andar a contratualização da alta complexidade do Complexo Dr Astrogildo de Azevedo – se todos os envolvidos sabem que seria bom para os usuários do SUS?

– por que se briga tanto pela gestão do Hospital Regional, quando fica cada vez mais claro que o bafafá tem muito mais de política do que de saúde?

Chega. Por hoje.

OPÇÃO

APOSTA ESTRATÉGICA NO POLO DE DEFESA

A ida, outra vez, do prefeito Cezar Schirmer ao maior evento latinoamericano do setor, no Rio de Janeiro, parece tornar clara, após muitas idas e vindas, tropeços e coisa e tal, a opção oficial pelo Polo de Defesa como motor principal do desenvolvimento da indústria local. Sem desconsiderar outras áreas, esta é a tal. Com o aval, percebe-se, da Agência de Desenvolvimento de SM, ente que tem apoio público e privado.

OPÇÃO (2)

SOLENEMENTE, NARIZ TORCIDO É IGNORADO

Há restrições localizadas (não necessariamente pequenas) à opção estratégica por organizações de natureza militar, do tipo KMW, para ficar num exemplo. Por convicção, imagina-se, não se está dando bolas para elas.

SALÁRIO

COM SCHIRMER FORA, NADA DE REVISÃO

A viagem do Prefeito Cezar Schirmer, ainda na segunda-feira, adiou mais uma vez o anúncio do índice a ser oferecido ao funcionalismo, a título de revisão salarial. Os professores, por seu sindicato, não escondem sua irritação – inclusive por conta do Piso Nacional da categoria. Basta ler a página da entidade no Feicebuqui para perceber.

PRÊMIOS

‘NOTA DO CORAÇÃO’ PARA EMPRESÁRIOS

Antecipado anteontem pela coluna, o programa “Nota do Coração” será apresentado hoje a contadores e empresários. A prefeitura aproveita para falar também da Nota Fiscal Eletrônica – novidade que também chega em maio à comuna. No primeiro caso, haverá prêmios também para empresas. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Pólo de Defesa.
    Estamos sempre na defensiva. A primeira empresa grande do Pólo é de Blindados, na cidade temos muitos "blindados". Pessoas que parecem ser imunes a criticas e ações.
    Nosso Pólo de Defesa não defende o Meio Ambiente, o COMDEMA pena faz anos por sala e pessoa administrativa.
    Muitas empresas de defesa são de ataque, afinal nos Blindados há destaque não só da carcaça reforçada, mas do canhão encima deles. Queremos ser reconhecidos como a cidade de reforma máquinas de guerra? Que matam.
    Pólo de Educação, uma "indústria" limpa. Sala de aulas, laboratórios, pesquisa e extensão. Este me parecia um perfil natural para Santa Maria ser um Pólo… um Pólo de Ataque, de combate a favor da educação e cultura no centro do RS.
    O coração do RS poderia ser pólo de medicina, de cardiologia por exemplo. Já somos o coração.
    Preferem gastar tempo e recursos em feiras de guerra, de armas de guerra. Dizem que a melhor defesa é o ataque. Deve ser por isto que querem industrias de canhões. A inteligência militar nunca esquece do uso das armas, este ano tivemos dois acidentes com armas. Os militares usam armas dentro de seus recintos de trabalho. Vivemos tempo de desarmamento, mas os militares seguem bem armados, protegem bem seu patrimônio, tanto que são os únicos prédios públicos sem pixação. Defesa X Desarmamento… só da população civil. Eu prefiro a cidade como Pólo de Ensino, mas esta é uma humilde opinião.

  2. É uma dúvida, hospital da Unifra não sofre resistências porque é um bairro chique da aldeia? Vai desvalorizar as casas das pessoas "bem"? Ou existe mais algum óbice?
    Problema do Caridade não seria porque a alta complexidade é bem remunerada, falta dinheiro e existem cotas para as autorizações de internações hospitalares no SUS?
    Hospital Regional era para ser uma filial da Rede Sarah, pelo jeito não vai rolar. E parece que os que não querem a Ebserh não tem grana para tocar o hospital, os filantrópicos estão em crise.
    Polo de defesa até prova em contrário é tosa de porco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo