Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quinta, o G5 (ou G4) de Schirmer. E quem cumpria as mesmas funções, antes

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta-feira, 23 de abril, no jornal A Razão:

Palacete da SUCV. Como em outros governos, há os próximos ao chefe (foto Arquivo)
Palacete da SUCV. Como em outros governos, há os próximos ao chefe (foto Arquivo)

O núcleo de Poder no governo Schirmer

José Farret, no segundo governo, havia grupo restrito de assessores com os quais dividia decisões. Os falecidos Alaor Scalcon e Gilceu Bevilaqua estavam entre eles. Seu sucessor, Osvaldo Nascimento, tinha no irmão João conselheiro fiel, que jamais o abandonou. Nos oito anos do petista Valdeci Oliveira, Ivo Cassol sempre esteve na linha de frente. Paulo Pimenta também tinha voz forte e era ouvido, para decisões estratégicas.

Vai daí que os comentários acerca de um certo “G4”, ou “G5” talvez, como condutor das posições de Cezar Schirmer no Palacete da SUCV, não devem soar estranhos. Mas quem seriam os conselheiros mais próximos e que, até, despertam temores de outros integrantes do governo?

Consta que Schirmer não ouve só um. Medidas principais são conhecidas antes por, não necessariamente nessa ordem, Anny Desconzi (o “homem” forte), Ana Beatriz Barros, Carlos Brasil Pippi Brisola e Tubias Calil. O “5” seria Ony Lacerda. Será?

O TROCO SE FOI E…

A ser verdadeiro (por que duvidar?) o noticiário dos últimos dias, somente uma injeção extra de troco federal poderá impedir que o salário do funcionalismo público gaúcho não seja pago atrasado. Ou parcelado, com os que ganham mais recebendo mais tarde. Se saberá tudo, no máximo, até o final da tarde de hoje.

…A TRÉGUA TAMBÉM

Obviamente, as mais numerosas categorias do funcionalismo não estão exatamente quietas. Aliás, prometem barulho. O magistério, com seus milhares de integrantes, paralisa amanhã. Convenhamos, é uma advertência. Mesma atitude dos policiais civis, que param na próxima terça. Como se dizia na infância do colunista: não será sopinha.

TITULAR

Não se percebe movimentação alguma, seja no Palacete da SUCV ou nas adjacências do poder da comuna (sim, elas existem). Assim é que, nomeado como interino no início de janeiro, quando o então secretário, Renato Brunet, se demitiu, parece cada vez mais permanente a titularidade de Júlio Silva Neto na pasta de Desenvolvimento Urbano.

PERGUNTAS

No ambiente ainda tenso da Câmara, a sessão desta quinta tem tudo para ser interessante. Há algumas curiosidades. Fiquemos com duas: (1) quem vai, sendo do governo, atacar o governo?; e (2) como será o comportamento de João Carlos Maciel, que teve pena agravada no Tribunal de Justiça, pelo episódio dos áudios?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo