Do Marionaldo. Democracia, mídia, Hugo Chavez. O que eles têm em comum, no Brasil de hoje?
Colaborador eventual deste site, o servidor público e militante político Marionaldo Ferreira traz nova contribuição a um interessante debate. Vale a pena ler o que ele escreve sobre… Bem, confira você mesmo:
Democracia e mais Democracia
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade Portanto, esta forma antiga de democracia era limitada.
Tenho acompanhado que ultimamente a palavra democracia em nosso Pais está sendo tão usada que até mesmo pessoas que tinham uma prática de proibir os outros de se manifestar, em época não tão distante assim, hoje são paladinos das liberdades.
Alguns meios de comunicação de massa, então, faziam de seus jornais, eletrônicos ou não, verdadeiros espaços de culinárias e de futebol, para não propagar os tanques de guerra nas ruas e gás lacrimogêneo em manifestações populares.
Certamente essa atitude não era para poupar as crianças e adultos de cenas tão, digamos, marcantes.
Mas a mídia grandona como diz o Claudemir, não pára de fazer vitimas e heróis.
Hugo Chaves, para boa parte da mídia é o cara da vez.
Não acho que ele seja bonzinho e capaz de fazer desta América um lugar próximo do paraíso, mas o que temos que ver é que interesses estão hoje atuando no contexto internacional.
As matérias jornalísticas digitadas em letras graúdas, dizem que Chaves perdeu no plebiscito recentemente realizado em seu Pais.
O plebiscito lá realizado não trazia apenas uma única proposta, os da possibilidade de reeleição indefinidamente, como falavam e escreviam na imprensa os neo-democratas. No bojo das propostas continham avanços sociais interessantes e importantes para o povo de baixa renda. Mas quem de nós ficou sabendo disso?
De qualquer forma numa frase famosa, democracia é o “governo do povo, pelo povo e para o povo” e o que interessa agora é o respeito que deve se ter em relação à manifestação popular.
Duvido, mas, duvido mesmo se no plebiscito a vantagem para as propostas de Hugo Chaves fosse vencedora se os opositores paladinos das liberdades falariam que tem que se respeitar à vontade popular.
Mesmo que não paramos para pensar nisso, há uma outra guerra fria a caminho. Oriente contra ocidente já ruiu. A guerra agora é democracia versus não democracia.
Em nosso Brasil tem liberdades? Penso que temos a liberdade política podemos falar e escrever o que pensamos. Falta a liberdade econômica e está só teremos quando compreendermos e usufruirmos mais e mais a democracia.
Marionaldo Ferreira
Servidor Publico
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.