EducaçãoUFSM

PARCERIA. Pós-Graduação da Engenharia Elétrica da UFSM produz transformador ambientalmente correto

Protótipo tem sistema de monitoramento à distância: intercâmbio entre o público e o privado
Protótipo tem sistema de monitoramento à distância: intercâmbio entre o público e o privado

O editor deste sítio tem se esforçado para divulgar iniciativas surgidas no interior da Universidade e que, afinal, tenham direta correspondência com as necessidades do cidadão. É o caso, convenhamos, desse produto surgido a partir de uma parceria com a iniciativa privada, através do curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. E que pode redundar em redução de custos, eficiência e respeito ao meio ambiente.

Que produto é este e seu significado, entre outras informações, chegam através da Coordenadoria de Comunicação Social da instituição.A foto é de Divulgação. Acompanhe:

UFSM desenvolve transformador de elevada eficiência e ambientalmente correto

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM desenvolveu, por meio de um projeto de parceria com a empresa Romagnole e a concessionária MUXEnergia, um transformador de distribuição de elevada eficiência e ambientalmente correto.

O produto desenvolvido reduz as perdas a vazio do equipamento em mais de 70%, aumentando a eficiência do sistema de distribuição da concessionária, um fator considerado de grande importância em momentos de crise energética, segundo o coordenador do projeto, o professor do PPGEE Tiago Bandeira Marchesan.

De acordo com Marchesan, a unidade desenvolvida é um protótipo, no qual foi instalado um sistema que permitirá monitorar seu funcionamento em campo remotamente. “Estamos em negociação com as empresas para uma segunda fase do projeto, que será agregar mais tecnologia ao equipamento e constituir um lote pioneiro do mesmo. No futuro, ele deve estar no mercado”, relata. Já há um pedido de patente para o processo, atualmente em análise na Coordenadoria de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM.

O professor lembra que toda a energia que não chega à casa do consumidor representa perdas no sistema de distribuição, impactando na conta de energia elétrica e causando desperdício. “Então, é fundamental que tenhamos equipamentos no sistema cada vez mais eficientes, a um custo aceitável, e é nesta direção que este projeto caminha, em ter um transformador de distribuição altamente eficiente”, ressalta.

Resultado de duas dissertações de mestrado do PPGEE, o projeto, financiado pela MUXEnergia, teve duração de dois anos e envolveu também os professores do PPGEE Daniel Bernardon e Carlos Henrique Barriquello, os mestrandos Dion Lenon Prediger Feil e Paulo Roberto da Silva e os alunos de graduação Leonardo Hautrive Medeiros, Odirlan Iaronka, Cássio Marques Somavilla e Alexander Dutra…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo