CongressoPolíticaTrabalho

TERCEIRIZAÇÃO. Acordo – que uniu PT e PSDB – adia votação de projeto. Houve protestos no país inteiro

Em Santa Maria também houve manifestação, no final da tarde (foto Maiquel Rosauro)
Em Santa Maria também houve manifestação, no final da tarde (foto Maiquel Rosauro)

Um acordo dos líderes partidários, que uniu PT e PSDB por exemplo, levou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a ADIAR para a próxima semana o fim da votação do projeto que regulamenta a contratação de funcionários terceirizados pelas empresas.

Já havia sido retirado um ponto importante do texto base aprovado na semana passada. A terceirização não atinge empresas públicas, mas no mais vale quase tudo – o que levou a protestos em todo o país, inclusive em Santa Maria, embora aqui a manifestação tenha sido, comparativamente, tímida.

Em Porto Alegre, no entanto, um punhado de serviços importantes simplesmente não funcionou, como mostra o relato do jornal eletrônico Sul21, que trata apenas do que aconteceu na parte da manhã – à tarde o movimento se manteve, aliás, especialmente no transporte público.  Acompanhe:

Protesto contra terceirizações leva trabalhadores às ruas e paralisa serviços essenciais por 24 horas no RS

O deputado estadual Valdeci Oliveira participou da caminhada contra o projeto, em Porto Alegre: “ninguém melhora o país enfraquecendo os direitos dos trabalhadores e precarizando as relações de trabalho. Esse projeto de lei não deve avançar para o bem da economia, do emprego e da renda do povo” (foto Tiago Machado)
O deputado estadual Valdeci Oliveira participou da caminhada contra o projeto, em Porto Alegre: “ninguém melhora o país enfraquecendo os direitos dos trabalhadores e precarizando as relações de trabalho. Esse projeto de lei não deve avançar para o bem da economia, do emprego e da renda do povo” (foto Tiago Machado)

Centenas de pessoas se reuniram nesta quarta-feira (15) em frente à Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) para protestar contra o lobby feito por empresários na última semana, quando a Câmara Federal aprovou a lei das terceirizações (PL 4330). Convocados pelas centrais sindicais em dois dias, os trabalhadores gaúchos que aderiram à paralisação nacional realizaram também atos descentralizados e por lutas próprias das categorias ao longo da manhã. A mobilização iniciou na madrugada desta quarta-feira (15) e seguirá até o final do dia.

Um dos principais efeitos do protesto dos trabalhadores foi a paralisação do transporte público. Até a meia-noite não haverá serviço da Trensurb nem da empresa pública de ônibus Carris. A  Metroplan está tentando suprir a demanda com frota extra ao longo do dia e também no horário do jogo do Grêmio e Campinense-PB, pela Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira. As empresas Vicasa, Real e Central, autorizaram a liberação de ônibus para atender aos torcedores no final do jogo com saídas da estação Anchieta.

Após o ato na Fecomércio, os manifestantes seguiram rumos distintos. Uma parte, convocada pela Comlutas, encerrou as atividades ao meio-dia. A outra, convocada pela  Cut, Cpers, Movimento Nacional de Luta por Moradia, entre outras centrais, seguiu em marcha até a Assembleia Legislativa do RS. A ideia foi ocupar o Plenário para pressionar os partidos a não avançar no PL 4330 na tramitação do texto no Senado Federal…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo