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Turismo de compras – por Carlos Costabeber

Na semana passada assistimos ao lançamento de um novo shopping e da ampliação do Monet e do Royal Plaza. Notícias alvissareiras, num momento de retração da economia. Sinal de que apesar das dificuldades, os investidores acreditam que a situação é temporária, que o mercado de Santa Maria é maravilhoso e de que as coisas voltarão ao normal um dia. A dúvida é sobre a restrição à abertura do comércio e supermercados aos domingos e feriados, limitando o volume de vendas. Um “nó que precisa ser desatado”, caso a cidade deseje entrar para o rico time do “turismo de compras”.

No feriado do dia 21, me deparei com centenas de pessoas de outras cidades em visita ao Royal Plaza, e que não escondiam a sua insatisfação com as lojas fechadas. Preocupado com esse desperdício de oportunidades de negócio, fui conferir com a administração do shopping, a quantidade de pessoas e veículos que circularam pelo local. Pasmem! Naquele dia, 9.800 pessoas e 1.750 carros passaram por lá, mesmo com as lojas fechadas. Em apenas 4 dias do feriadão de Tiradentes, 40.000 visitantes e 8.400 veículos estiveram no Plaza Shopping. Impressionante!

Com isso, dá para se ter uma ideia da enorme atração que representa aquele empreendimento, em termos de demanda para compras, alimentação e lazer das famílias (nos feriados, abrem as operações da praça de alimentação, recreação, cinemas e farmácia). E mais: nesses dias, 55% das placas de carros são de cidade de fora.

Como comerciante, fiquei louco em imaginar o que está acontecendo com esse fenômeno consumista, e o quanto os comerciantes, empregados e o município estão perdendo. Num feriadão, vem muito mais gente de fora do que sai; por isso o grande movimento.

Mas parte da responsabilidade é dos pequenos lojistas, que poderiam abrir as portas, desde que atendidas pela própria família. Sei bem disso, pois por 15 anos abri sozinho as portas da minha empresa nos domingos. Eu precisava sobreviver, e trabalhava sete dias da semana. Por isso, a abertura do comércio aos domingos e feriados passa muito pela atitude dos lojistas. Uma rara oportunidade para vender mais e melhor.

 

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