Meio AmbientePrefeituraSanta Maria

157 ANOS. Uma homenagem à cidade, que poderá significar a vida melhor para muitos, por muitos anos

No céu, um balão do festival. No chão, árvores que podem garantir um futuro melhor
No céu, um balão do festival. No chão, árvores que podem garantir um futuro melhor

Ok, ok. Pode parecer piegas. Mas o fato é que plantar árvores ainda (ou sempre) se constitui numa coisa fundamental. E quando são ipês, um dos símbolos da comuna que chega aos 157 anos pretendendo ser sempre melhor, por todo o tempo, então… É para aplaudir.

Assim é que este ato singelo, praticado hoje de manhã, merece o devido registro. Confira os detalhes, no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Vera Jacques, com foto de João Alves. A seguir:

Santa Maria mais florida: Avenida Dom Ivo Lorscheiter recebeu mais de 100 mudas de Ipê Roxo, neste domingo

Santa Maria ganhou mais um presente no dia em que completa 157 anos de emancipação política. Em um ato público, realizado na manhã deste domingo (17), a Secretaria de Município de Meio Ambiente realizou o plantio de mais de 100 mudas de Ipê Roxo, ao longo da Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, no trecho entre a Rua Venâncio Aires e Ernesto Beck. O Ipê Roxo é um dos símbolos de Santa Maria e está presente no brasão da cidade. A solenidade foi prestigiada por autoridades municipais, representantes de entidades e instituições e membros da comunidade.

A ação, emoldurada pelo colorido dos balões do 6º Festival Internacional de Balonismo, demonstra, segundo o titular da Pasta do Meio Ambiente, secretário  Antonio Carlos de Lemos, a importância daquela via pública, que já recebeu tantos investimentos do Poder Público Municipal. “O principal é mostrar que a administração pública não se preocupa só com a área central, mas também com vias importantes que fazem parte da estrutura de mobilidade urbana do município”, afirma Lemos.

O secretário esclarece que a ação, desencadeada no aniversário da cidade, faz parte de um programa da secretaria visando a arborização da cidade. “Outras vias receberão este mesmo tratamento de plantio de mudas para que a cidade se transforme naquilo que o prefeito Cezar Schirmer sempre desejou: uma cidade mais arborizada, mais verde e mais florida”, ressalta o secretário.

O ato público em homenagem à cidade contou com a participação do chefe de gabinete, Ony Lacerda; da Procuradora Geral do Município, Anny Desconzi; dos secretários de município da Habitação, Magali Marques da Rocha; de Comunicação e Programação Institucional, Rogério Assis Brasil; de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer; do secretário adjunto do Meio Ambiente, Carlos Alberto Buzatti, e da chefe de gabinete da pasta, Fernanda Chagas e ainda do coordenador do Viveiro Municipal, Jones Ferreira, além do superintendente de Praças e Jardins, Cristian Leal.

Também estavam presentes à atividade, o comandante regional da Brigada Militar, coronel Worney Mendonça; os vereadores Coronel Tavores e Paulo Airton Denardin, a gerente regional da Fepam, Aida Simonetti; o vice-presidente do Rotary Clube Santa Maria, Anselmo Mortari; o presidente do Lions Club Santa Maria Centro, Dionei Marinho; a coordenadora das Políticas Públicas das Mulheres, Carmem Pacheco, a diretora do Centro Administrativo da Região Oeste, Maria Aparecida Meller; representantes da empesa Revita e Companhia Rio-Grandense de Valorização de Resíduos (CRVR)

O chefe de Gabinete, Ony Lacerda, elogiou a iniciativa e lembrou que a Avenida Walter Jobim também ostenta Ipês roxos, plantados há alguns anos atrás. “Eu não conheço outra cidade do Rio Grande do Sul que tenha feito pela sua árvore símbolo o que nós estamos fazendo aqui em Santa Maria”, salienta Lacerda. “Esta avenida é muito importante para a nossa cidade e, com esta aão, a secretaria planta uma semente para o futuro”, acrescenta a procuradora Anny Desconzi.

O plantio envolveu todas as autoridades e convidados que fizeram questão de participar do ato e, literalmente, colocaram a mão na terra. Além dos Ipês Roxos, que são a maioria, a avenida também recebeu alguns pés de Ipês Amarelos e Ipês Brancos.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O autor da Lei Municipal que institui o IPE roxo no brasão, como simbolo de Santa Maria, ex-Vereador Beto São Pedro, será que foi convidado para o ato do plantio?

  2. FINALMENTE!!! Faz alguns anos que sugiro plantio de árvores… mais ainda depois das 75 arrancadas da Av Rio Branco!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo