DestaqueSanta Maria

CIDADANIA. Retorno do Conselho de Segurança Alimentar festejado em SM com um “Banquetaço”

Ação teve participação de representantes sindicais e dos movimentos sociais

Participação coletiva garantiu a confecção de cerca de 300 pratos de risoto para o Banquetaço desta segunda (Foto Fritz R. Nunes/Sedufsm)

Por Fritz R. Nunes / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

A vitória da resistência. Assim pode ser definida a luta ao longo dos últimos quatro anos para manter a mobilização de entidades e movimentos contra a fome no país diante de tantos boicotes. Nesta terça, 28, em Brasília, o presidente Lula assina medida para o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto no início de 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Foi justamente para comemorar essa retomada que se reuniram no final da manhã desta segunda, 27, no Terminal de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, centenas de pessoas, para o 2º Banquetaço. A primeira edição acontecera em 27 de fevereiro de 2019 para protestar contra o fim do Consea.

A segunda edição do Banquetaço ocorreu, conforme definição do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), Juarez Felisberto, graças ao apoio de diversos órgãos e entidades, dentre os quais podem ser incluídos sindicatos, movimentos sociais, artistas locais, a UFSM, prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores e, especialmente, voluntários (as).

Além das manifestações políticas e culturais, Juarez ressalta que no 2º Banquetaço foram servidos cerca de 230 pratos de risoto, distribuídos cerca de 30 Marmitex e ainda foram reservados outros 70 pratos que serão servidos na noite desta segunda-feira para moradores(as) em situação de rua, através do Comitê Emergência Ruas (CER-S.Maria).

O dirigente do Conselho Municipal frisa a participação na atividade de hoje de integrantes de cozinhas solidárias, que atuam na periferia de Santa Maria, como Estação dos Ventos, Loteamento Cipriano da Rocha, bairro Nova Santa Marta, entre outros.

Juarez Felisberto avalia que, apesar de ser uma segunda-feira, a participação foi considerada muito boa, especialmente levando em conta que a data foi unificada, com ocorrência em diversos locais Brasil afora.

“Estamos esperançosos com a volta do Consea, pois temos certeza que trará uma grande contribuição no sentido que possamos dar sequência às políticas públicas que garantam soberania alimentar, pressionando e buscando mais recursos, fortalecendo programas como o da aquisição de alimentos, programa nacional de alimentação escolar, o da agricultura familiar, o da agroecologia, entre outros”, frisa.

Sedufsm

Dentre as representações do movimento sindical que apoiaram a atividade estava a Sedufsm. O presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, professor Ascísio Pereira, usou o microfone para enfatizar que um sindicato de professores (as) universitários (as) tem, sim, um importante papel a contribuir nas lutas de combate à fome e às desigualdades do país. Na visão de Ascísio, com a derrota eleitoral do bolsonarismo, abriu-se a perspectiva de que tenhamos esperança de que o povo volte a ser bem tratado.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que em 2022 presidiu a Assembleia Legislativa do RS e, nessa condição, levantou como uma de suas principais bandeiras, políticas públicas de combate à fome, também esteve presente e fez sua manifestação. Para Valdeci, só quem já ficou sem pão para comer ou sem um prato de comida pode dimensionar o que é passar fome…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CONFERIR OUTRAS IMAGENS E MANIFESTAÇÕES, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo