Câmara de VereadoresPolítica

CIDADE. Câmara homenageia e entrega títulos a cidadãos que, sim, fazem a diferença em Santa Maria

Alcoforado, Costabeber, Brandão e Zanatta: distinguidos pela Câmara de Vereadores
Alcoforado, Costabeber, Brandão e Zanatta: distinguidos pela Câmara de Vereadores

Foi agora à noite, no Palacete da Vale Machado. No tradicional evento “Semana da Câmara”, o Legislativo da comuna homenageou quatro cidadãos, concendo-lhes os títulos de Cidadão Santa-mariense (David Alcoforado), Benemérito (Carlos Costabeber), Honra ao Mérito (Jorge Brandão) e Vereador Emérito (Humberto Gabbi Zanatta).

Foi uma bonita solenidade, e que reconheceu gente que, sim, faz a diferença em Santa Maria. Amplos detalhes chegam através do material produzido pela assessoria de imprensa. O texto é de Camila Milder e a foto deste editor. A seguir:

Legislativo realiza entrega de Benemerências e título de vereador emérito

Na noite desta quinta-feira (7), a Câmara de Vereadores realizou sessão solene de entrega dos títulos de Cidadão Benemérito, Honra ao Mérito, Cidadão Santa-Mariense e distinção de Vereador Emérito. A solenidade integra a programação da Semana da Câmara 2015…Os agraciados também tiveram lugar de destaque no Plenário: Cel. Aviador David Almeida Alcoforado, Carlos Costabeber, Jorge André Loureiro Brandão e Humberto Gabbi Zanatta.
O ato teve início com a entrega do título de Cidadão Santa-Mariense, conferido anualmente à pessoa natural de outro município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica ou administrativa, tenha prestado relevante serviço à Santa Maria. Este ano a honraria foi conferida ao Coronel-Aviador David Almeida Alcoforado…

…O vereador Manoel Badke foi o responsável por retomar a trajetória do Cidadão Santa-Mariense deste ano, que esteve no Comando da Base Aérea de Santa Maria nos anos de 2012 e 2013. Cel. David nasceu no Rio de Janeiro em 20 outubro de 1967, filho de pai comerciante e de mãe enfermeira obstétrica e professora do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mesmo sem ter militares na família, o fato de morar próximo ao aeroporto Santos Dumont fez despertar a vocação para a aviação. Alcoforado optou pela Unidade da Aviação de Caça sediada na Base Aérea de Santa Maria para se fixar. Durante o seu comando, desenvolveu junto às lideranças políticas e empresariais ações em prol do desenvolvimento da cidade. O vereador Maneco destacou a atuação da Base Aérea na tragédia da boate Kiss. “Naquela tragédia, se não fosse a ação pronta da BASM, certamente o número de vítimas fatais teria sido maior”, relembrou. Ao finalizar, o parlamentar disse que a ligação de Alcoforado com Santa Maria será eterna, “não só por ter seu nome estampado em placas e recordações na Base Aérea, mas por seu filho, Pedro Henrique, um autêntico santa-mariense, nascido na maternidade do hospital de Caridade em 2006 que, ao vestir a camisa do Grêmio, o fará lembrar de um passado não muito distante. Agora o senhor também é um cidadão santa-mariense”, finalizou. 

O Cel. Alcoforado, cumprimentou a todos e, em especial, sua família. O homenageado relembrou a lenda da índia Imembuí e, ao mesmo tempo, do período conturbado em que vivia a Inglaterra, o que contribuiu para a formação do estado moderno que se conhece hoje. Alcoforado retomou os ideais de economia e política que se debatiam na Europa com Hobbes e Locke, onde este último afirmava que “os homens voluntariamente ou em consenso deveriam sair do estado de natureza e entrar no estado civil”. Com isto, Alcoforado disse que na noite desta quinta-feira, adentra a Casa do Povo a gloriosa índia Imembuí vivendo em regime democrático, devido as conquistas de gerações que devem ser preservadas. Disse estar emocionando em ocupar tal tribuna livre e afirmou que recebe do povo de Santa Maria a maior homenagem que se pode oferecer a um forasteiro. “Fomos, eu e minha família, sempre bem acolhidos. Se produzi algo de útil foi pela oportunidade que me foi concedida”, analisou. O Cel. dividiu com todos os integrantes da Base Aérea a outorga que lhe foi dada e prometeu honrar o título com a responsabilidade de se sentir, de fato, filho desta terra. Ao finalizar, parafraseou o hino de Santa Maria, ao citar: “Sou filho orgulhoso, me ufano de ti”.

O título de Cidadão Benemérito, conferido àquele que, por destacada atuação no meio social, cultural ou político, haja prestado relevante serviço público ao Município, foi entregue ao senhor Carlos Costabeber. O homenageado recebeu a honraria através da vereadora Anita Costa Beber. Em seu pronunciamento, a vereadora relembrou o histórico do homenageado nascido em 05 de junho de 1948, Carlos estudou no Colégio Santa Maria, e desde criança ajudava a sua mãe no Empório Doméstico. Cursou Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela UFSM, e já como professor do Curso de Administração, fez o mestrado na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. De volta a Santa Maria, durante 10 anos foi Diretor da Uglione S.A. e com apenas 28 anos se tornou um líder de classe, sendo eleito Presidente da CDL, e comandando a Oitava Convenção Estadual do Comércio Lojista. Em 1983, deixou a Uglione para montar a Superauto. Esse trabalho rendeu a Carlos o reconhecimento nacional da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. De 1988 a 1991 exerceu a Presidência da CASISM, sendo o mentor da criação do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. A vereadora encerrou seu discurso citando um trecho do artigo intitulado “Cidadania é fazer a nossa parte”, que, em sua opinião, define e caracteriza o homenageado: “Mas o que custa pegar uma enxada, e limpar a sarjeta em frente da casa? Em arrumar a calçada? Plantar árvores? Transformar o terreno baldio em uma horta coletiva? Recolher adequadamente o lixo doméstico? Não jogar o esgoto na sanga? Limpar as pichações? Plantar flores nas ruas e avenidas? Manter a grama cortada? Zelar pelo patrimônio público? Não jogar lixo no chão? Trocar uma lâmpada da rua, pintar a casa e arrumar o jardim, etc., etc., etc. Se não mudarmos a nossa cultura e os nossos hábitos como cidadãos, jamais teremos uma cidade limpa, arrumada, moderna. Mas vamos assumir o compromisso de melhorar essa cidade que tanto amamos. Não adianta só nos orgulharmos de morar em Santa Maria; temos de torná-la cada vez mais prazerosa, bonita, estimulante e com uma forte e saudável vida comunitária”, finalizou a vereadora ao ler o texto de autoria do homenageado. 

Em sua fala, Carlos Costabeber disse “faça o bem e não olhe a quem”, legado que recebeu de seus pais. Destacou que seguir tal conselho traz qualidade de vida e definiu o “fazer o bem” como um dom divino. Afirmou que Santa Maria é uma cidade cosmopolita, acarretando diversas carências que deveriam ser preenchidas pelo trabalho voluntário de todos, não somente do Poder Executivo. Compartilhou o título com as centenas de pessoas anônimas e voluntárias que dedicam parte de seu tempo, amor e experiência em prol da cidade…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo