CidadaniaInternet

DO FEICEBUQUI. Ódio na maior das redes sociais. E a necessidade de contar os ‘150 botões da bombacha’

Athos: “mas têm dias que não dá vontade de contar porcaria nenhuma e chutar o balde ou o…”
Athos: “mas têm dias que não dá vontade de contar porcaria nenhuma e chutar o balde ou o…”

Nesses tempos em que o ódio preside boa (embora o termo talvez não seja apropriado) parte das postagens feitas no Feicebuqui, a maior das redes sociais, é certamente um alento ler texto como o publicado nela na noite de domingo pelo escritor (eventualmente servidor público na Caixa Econômica Federal) Athos Ronaldo Miralha da Cunha. Que é reproduzido aqui, com a aprovação do autor. Confira, porque vale a pena:

O ódio real

Um debate presencial para discutir o ódio virtual termina antes de começar, justamente, por conta do ódio virtual que se fez presente. Não é uma ironia? Não. É ódio em estado puro. Intransigência que se alastra como epidemia. É a educação derrotada pela intolerância. A bem da verdade, isso não é privilegio de classe. Quando vejo um douto afirmando barbaridades na internet eu lembro do velho que dizia “Diploma não encurta orelhas”.

A internet veio para facilitar a vida da gente, mas tem gente que gosta de complicar o que parece fácil porque é fácil permanecer no anonimato. Ou escondido diante de um teclado. Quando o tema é política aí nos repontamos a era mesozoica e nos comportamos como tiranossauros rex grunhido raivosas expressões. Os adjetivos são por demais conhecidos. 

Eu costumo dizer que conto os 150 botões da minha bombacha antes de responder uma provocação ou tecer um comentário. Mas têm dias que não dá vontade de contar porcaria nenhuma e chutar o balde ou o pau da… pau de selfie (para ficar na moda). 

Uma vez – nos áureos tempos de sindicalismo combativo – um colega comentou que as avaliações de um encontro, seminário, reunião ou campanha não devem ser feitas no calor dos debates e nem muito dias após o término, para não sermos acometidos pela emoção irracional ou pela complacência do tempo. Sempre penso assim antes de postar, comentar ou enviar uma resposta. No dia seguinte a resposta fica mais comedida. Mas o importante num debate virtual – e que muitas vezes fica em desuso – é a educação. Acreditem, é possível discordar com educação. 

Mas se for impossível a convivência virtual a solução é bem simples: bloquear e desfazer a amizade. É uma solução sem traumas e definitiva. Porque, para mim, as redes sociais são como uma rede na varanda. É para relaxar.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo