Observatório. Confira a versão original da coluna publicada neste sábado, 25 de abril
APOSTE: A FEISMA USARÁ TODO O CDM
PODE APOSTAR – O poder está levando uns e outros a caprichar na fanfarronice. Mas a chance de a Feisma sair do Centro Desportivo é igual a zero. O, looonge, maior evento econômico de Santa Maria vai ocupar todo o espaço. Todo.
LIDERANÇAS TENTAM EXUMAR O PDT/SM
Nos últimos dois, três anos, apesar do esforço de uns e outros, o partido fundado pelo falecido Doutor Leonel, em Santa Maria, foi minguando, minguando e, por fim, morreu. Ainda está para ser contada, e por certo não será tão cedo, a história desse cruel aniquilamento de um partido que sempre foi historicamente relevante na cidade.
É mais ou menos isso que pretende, segundo foi possível apurar, um grupo de militantes, composto, entre outros, por candidatos à vereança no último pleito, e que deram seus nomes para aquele quer era um vexame anunciado.
Eles estão se reunindo para tratar da exumação do PDT. E, no time, está surgindo um possível candidato à presidência. No caso, o líder comunitário do Bairro Medianeira, Cezar Papagaio – que obteve 691 votos na sua vã tentativa de virar edil.
O PT PÓS-RESSACA TROCARÁ DE PRESIDENTE
O atual presidente do PT em Santa Maria é o radialista Valdir Oliveira. Ele assumiu antes do início da campanha do ano passado, no lugar de Dionizio Kuchinski, que se candidatava à vereança. Agora, em 6 de maio, o partido realiza um encontro de seu diretório municipal. Os objetivos: elaborar um documento tão unitário quanto possível, avaliando os quatro primeiros meses do governo Schirmer/Farret, e reempossar Kuchinski no cargo.
Só o que não se sabe, nesse período ainda pós-ressaca, é se o petismo conseguirá quorum para seu evento. Afinal, na tentativa mais recente de reunir os dirigentes, houve um insucesso ululante. Para exemplificar: dos vereadores só dois apareceram. No caso, Helen Cabral e Jorge Trindade. Poois é…
O ENCONTRO, E QUEM FOI A ELE, ENTRE SCHIRMER, PSOL E CONVIDADOS DESTE
Cumprindo o que prometeu durante e após a campanha, o agora prefeito Cezar Schirmer está conversando com o PSOL, liderado pela então candidata ao Executivo e futura pretendente à Assembléia Legislativa Sandra Feltrin, para discutir algumas das propostas da sigla para possível incorporação pelo governo.
No encontro havido na quarta-feira, Schirmer conversou com Sandra especificamente sobre duas idéias: o uso de produtos da agricultura familiar para uso na merenda escolar e a reciclagem do óleo de cozinha.
Avançar a conversa não avançou. Um prazo de 30 dias servirá para análise das propostas. Mas não deixa de ser interessante constatar que o encontro houve e até teve duas outras presenças ilustres: a irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança e o dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores, frei Sérgio Görgen.
O PODER SEDUZ. E QUEM GANHA SÃO OS PARTIDOS DO TOPO. COMO SEMPRE
A seção Não custa lembrar
Em 26 de abril de 2003:
* Os dados do Tribunal Regional Eleitoral, com última atualização em 11 de janeiro, estão a indicar o irresistível charme do Poder.
* Afinal, o PT tem, em Santa Maria, de longe, a maior quantidade de filiados: 3624 – mais de 25% além do que o segundo mais numeroso, o PDT.
* Se considerar-se que, nos números do partido do Doutor Leonel, ainda não estão contadas as adesões mais recentes, é de se elogiar a organização da sigla. Afinal, do ponto de vista da representatividade, os pedetistas estavam em quarto lutar. Estavam.
Hoje:
Passados exatos seis anos, menos um dia, a qualquer momento sairá outro levantamento da Justiça Eleitoral. Mas nem é preciso dela para saber que o PMDB ultrapassou o PT, mas ambos, que estão polarizando a política local desde então, são os que têm a maior quantidade de filiados. O PP é o terceiro na parada. Quem perdeu muito, mas muito meeeesmo, foi o PDT. Que hoje, por culpa exclusiva sua, nem grande é mais. Aliás, talvez nem médio. Ou, por outra, está a caminho da irrelevância. Doutor Leonel, por certo, se remexe no túmulo.
RELAÇÃO SCHIRMER/PIMENTA CAUSA INUSITADOS CIÚMES NA PREFEITURA. HEIN?
A seção Luneta
O trio de candidatos a deputado que convivem no governo municipal não estava nada satisfeito com os salamaleques entre Cezar Schirmer e Paulo Pimenta.
Estaria aí a raiz do esfriamento da relação, que levou o deputado federal a solicitar uma audiência com o prefeito, para resolver o problema.
Atenção: o trio é composto de Tubias Calil (PMDB), José Farret (PP) e Jorge Pozzobom (PSDB). O curioso é que só este último é candidato a deputado federal.
Agora, não precisa ser muito inteligente para perceber que o ciúme se espraiará com a entrada de Cezar Busatto no governo. Seja como secretário ou consultor.
Afinal, 10 entre 10 analistas das coisas políticas não têm dúvida acerca de quem será o homem forte no governo de Cezar Schirmer. E não será ninguém que está hoje na administração.
Quem acompanha com algum cuidado as notícias oriundas do Governo do Estado, no sítio oficial do executivo na internet, tem bons motivos para desconfiar que Tarsila Crusius é candidata a deputada.
Sabe como são chamados no Centro Administrativo, os integrantes do grupo de notáveis que trata da questão do shopping popular, no âmbito do governo?
Sem que, obviamente, eles ouçam, Giovani Manica, Zoe Dalmora, Walter Bianchini e Renan Kurtz compõem, diz a rádio-corredor da Prefeitura, o quarteto fantástico. É incrível a criatividade de uns e outros.
Aliás, com ou sem superpoderes, a quantas anda o trabalho do grupo? O que não falta é especulação. E a coluna prefere não citá-las, para não estragar o fim de semana de ninguém.
Observatório não tem muita certeza se vai mesmo ser viabilizado o Partido da Pátria Livre (PPL), congregando os dispersos simpatizantes e/ou militantes do MR8, hoje vinculados ao PMDB e ao PT.
Se, porém, o PPL virar realidade, anote duas coisas: uma, será outra pequenas das siglas do quadro partidário brasileiro; outra, terá mesmo um vereador em Santa Maria. No caso, Werner Rempel – que ainda não confirma.
Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br.
A HISTÓRIA DO EDIL-PASTOR, QUE QUERIA, MAS NÃO FOI À PRAIA. COMO????
Foi assim: havia um desses congressos de edis só para o ócio dos participantes. Sempre em balneários – jamais em cidades como a Gaurama (você sabe onde fica?) onde o repórter nasceu e que vive (e bem) graças à agroindústria.
No caso, era Punta Del Leste, a badalada praia uruguaia. Por certo o lugar ideal para que edis discutam os problemas comunais. Era para lá que pretendia ir o noviço Jorge Ricardo, do PRB. Para requerer diárias, obteve apoio de outro novato, Marion Mortari, do PP, e do veterano Luiz Carlos Fort, do PT.
E aí… bem, aí, em reunião prévia à sessão, em Arroio do Só, na última quinta, 16, João Carlos Maciel, subiu nas tamancas: só por cima do meu cadáver, ops, do meu cargo, disse Maciel. Que intimou: retirem o requerimento ou renuncio à Presidência da Câmara.
Resultado? Jorge Ricardo não foi à playa. Pelo menos não às custas do meu, do teu, do nosso dindim.
Conclusão claudemiriana: a tentação de gastar troco público com abobrinhas não tem cor partidária. Nem credo religioso. E que o exemplo de Maciel prospere.
A VISITA DE DILMA ROUSSEFF E O SEU PACOTE DE BONDADES. E 2010, CLARO
Dilma Rousseff não veio
exatamente apenas para
passear em Santa Maria
Dilma Rousseff não veio de graça a Santa Maria. Escoltada por dois coadjuvantes, os ministros do Transportes Alfredo Nacimento e das Cidades, Márcio Fortes, agora se sabe, não veio apenas para tratar das obras do Plano de Aceleração do Crescimento – que, aparentemente, serão mesmo aceleradas, com o troco chegando em profusão.
Não, não apenas isso. Dilma veio com um pacote de bondades. Aliás, duas mil bondades. No caso, a possibilidade de construção de moradias populares dentro do programa Minha Casa, Minha Vida e que, somadas as centenas de casas construídas também no governo Valdeci Oliveira, dão um belo de um alento às populações menos privilegiadas da cidade.
E o preço? Sim, porque como dizem os americanos, almoço grátis não existe. Ora, 2010 vem aí. E a ministra, como se sabe, concorre à sucessão de Lula. E, no governo municipal, ao que se sabe, afora os relevantes PSDB e DEM, todo mundo é amigo do atual presidente. Inclusive o prefeito Cezar Schirmer. Ou não é?
Então, alguém aí tem dúvida do que virá por aí, no próximo ano, com reflexos favoráveis também ao deputado petista Paulo Pimenta e ao ex-prefeito Valdeci Oliveira, que aplainaram o caminho ao longo dos últimos dois anos? Pooois é!
EM TEMPO: há, porém, os que ficarão órfãos. A menos que mudem o discurso.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.