Transporte de cargas. Parceria com holandeses é essencial, diz Yeda, que volta nesta sexta
Antecipando, de certa maneira, um balanço da viagem à Holanda, em comitiva que ela liderou, a governadora Yeda Crusius considerou exitosos os compromissos cumpridos. E disse mais, a respeito do protocolo de cooperação assinado com o governo daquele país: uma parceria com a Holanda é fator essencial ao desenvolvimento do transporte de cargas do Rio Grande do Sul.
O grupo, composto também, entre outros, dos secretários Marco Alba (Habitação), Otaviano Brenner de Moraes (Meio Ambiente), Erik Camarano (Geral de Governo) e Daniel Andrade (Infra-estrutura) deverá estar de volta nesta sexta-feira a Porto Alegre. O último compromisso, como mostra reportagem produzida pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini, foi no porto de Roterdã. Acompanhe mais detalhes, a seguir. A foto é de Jefferson Bernardes.
Estado reforça laços com a Holanda em busca de avanço ao transporte hidroviário
O estreitamento de relações e a possibilidade de parcerias entre Rio Grande do Sul e Holanda fizeram parte da agenda da governadora Yeda Crusius e dos demais integrantes da missão gaúcha àquele país, nessa quarta-feira (20), quando foi visitado o Porto de Roterdã. A delegação reuniu-se com o presidente do Porto, Marc Evertse, a quem o secretário-geral do Governo do Estado, Erik Camarano (coordenador da missão), expôs o perfil socioeconômico do Rio Grande do Sul, hoje a oitava economia da América Latina.
Foram apresentadas também as soluções que o governo estadual vem adotando para zerar o déficit fiscal – que credenciaram o RS a obter o financiamento de US$ 1,1 bilhão do Banco Mundial (Bird) para reestruturação da dívida pública.
Sobre a contribuição que a Holanda pode oferecer ao Rio Grande do Sul, Camarano observou que o governo gaúcho pretende equilibrar a utilização dos diferentes modais de transporte, com o desafio de fazer com que, em dez anos, o uso das hidrovias salte dos atuais 3,6% para 15% em relação aos modais rodoviário e ferroviário. Ao recuperar a eficiência hidroviária, o Estado poderá reduzir a dependência das rodovias para escoar sua produção e, com isso, diminuir os custos de transporte.
O terminal de contêineres do Porto de Roterdã é considerado o maior em movimentação da Europa. Com investimentos tecnológicos de última geração, é totalmente controlado por satélites e opera com caminhões e guindastes teleguiados por computador, sem a presença física humana. São movimentados no terminal cerca de 80 mil contêineres por semana.
Nova etapa
Ao percorrer o local, Yeda Crusius disse que uma parceria com a Holanda é fator essencial ao desenvolvimento do transporte de cargas do Rio Grande do Sul. “É preciso achar o ponto de equilíbrio para que possamos trocar o que é importante para nós com o que é importante aos holandeses, através de parcerias que venham a…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra desta e, se desejar, também de outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
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