Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, o poder total concedido pelo PP a Farret. E o esforço dos petistas

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 25 de maio, no jornal A Razão:

José Farret mostrou quem manda na agremiação. Mas qual será o tamanho do PP?
José Farret mostrou quem manda na agremiação. Mas qual será o tamanho do PP?

Farret dá as cartas no PP. Candidato?

O vice-prefeito José Haidar Farret fez o que quis, na convenção do PP desta sabatina. E deixou claro para o público interno (e externo também) quem tem poder político na agremiação. Como acontece faz mais de três décadas.

Uma rápida olhada na relação dos integrantes do Diretório eleito permite entender com clareza o predomínio do veterano. E fica claro, também, quem será o presidente da sigla. Enquanto um potencial nome, Erony Paniz Júnior, foi para o decorativo Conselho Consultivo, Luiz Gonzaga Trindade, unha e carne com Farret, é um dos dois delegados à Convenção Estadual – outro é Sandra Rebelato.

Resumo da ópera: Trindade vai presidir o PP, com a bênção de Farret. Que dá as cartas no partido e será o juiz das negociações para 2016. Candidato a prefeito? Depende. Sobretudo de um improvável apoio do PMDB. Mas, na pior das hipóteses, seu apoio será de novo disputado. Como acontece há pelo menos quatro eleições municipais.

O ESFORÇO PETISTA

É facilmente perceptível, a quem papeia com lideranças do PT, o esforço que estão fazendo para, se não superar, ao menos sublimar as diferenças internas. O objetivo é que a sigla chegue minimamente unida em 2016. O objetivo é a retomada da Prefeitura. Com quem?

EVENTO TURÍSTICO?

Relações Públicas Marta Rossi, diretora da Rossi & Zorzanello, a empresa organizadora do Festuris (Feira de Turismo de Gramado), chegou em Santa Maria na tarde deste domingo. Teria (ou terá, hoje) um encontro com o prefeito Cezar Schirmer. Objetivo? É fácil supor, conferindo no Feicebuqui, que vem aí algum evento na área. Ah, a cidade tem participado do festival coordenado por Marta.

É COM SCHIRMER

Aprovado o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU), para o projeto ele virar lei precisa ser sancionado pelo prefeito Cezar Schirmer. Como o próprio declarou ter pressa (tanto que deu um “empurrão” nos edis para que o apreciassem), supõe-se que o Palacete da SUCV o oficialize ainda nesta segunda-feira. A questão é outra: será sancionado com ou sem vetos?

É COM SCHIRMER (2)

Como se sabe, o PDMU recebeu cinco emendas. Uma é a que está “pegando”: a que obriga qualquer ação relativa à região central passar antes, por exemplo, pela Câmara de Vereadores. Há quem diga que isso manieta o Executivo. Resta saber o que pensa Schirmer. Enfim, ele será gestor do Plano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ou seja, uma enjambração legislativa com cheiro forte de inconstitucionalidade. CV aprova o plano (lei complementar?) que prevê alterações no centro. Para as modificações serem realizadas pelo executivo é preciso aprovar de novo a alteração no legislativo? Fiscalização dos atos do executivo é financeira segundo a CF. Por que só aquela modificação tem que ser controlada e não todo o resto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo