AssembleiaSanta MariaTragédia

KISS. Atividades para lembrar os 242 jovens mortos levam a emoção (e o pedido por Justiça) para a capital

Sérgio Silva relatou as ameaças e desabafou: “já estou preso ao assassinato do meu filho”
Sérgio Silva relatou as ameaças e desabafou: “já estou preso ao assassinato do meu filho”

Uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima aconteceu no início da noite desta quarta, 27 de maio, em Santa Maria. Foi um dos atos a lembrar a tragédia da Kiss, em função da qual morreram 242 meninos e meninas e que, até agora, não tem nem sinal de Justiça – pelo que clamam familiares e amigos das vítimas.

Diferente de outros dias 27, neste, porém, a maior parte das atividades aconteceu na capital do Estado, com caminhada, missa e uma audiência pública que tratou da saúde dos sobreviventes e da luta por Justiça empreendida pelas famílias.

A propósito desse encontro, carregado de muita emoção, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, um dos proponentes da audiência. O texto e as fotos são de Tiago Machado. Acompanhe, na íntegra:

Imagens de vítimas da Kiss foram levadas por familiares e emocionaram aos presentes
Imagens de vítimas da Kiss foram levadas por familiares e emocionaram aos presentes

Na Assembleia Legislativa, pais cobram justiça e reativação da força-tarefa da Kiss

No exato dia que a tragédia da boate Kiss de Santa Maria completou dois anos e quatro meses, os pais e familiares das vítimas do incêndio lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, para cobrar saúde para os sobreviventes e justiça para os que perderam a vida. Um dos proponentes da audiência e presidente da Comissão de Saúde do Parlamento gaúcho, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), recordou, na abertura da atividade que, além das 242 vítimas fatais, a tragédia deixou mais de 600 feridos que precisam de cuidados permanentes.

O presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sérgio da Silva, fez duras cobranças sobre o rumo das investigações conduzidas pelo Ministério Público (MP) e exigiu punição a todos os responsáveis. A Valdeci, ele entregou um ofício da Associação que cobra seis providências nos atendimentos de saúde e psicológico às vítimas.

Ao deputado Pedro Ruas (PSOL), membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia, Silva encaminhou documento que, entre uma série de questionamentos, cobra os motivos da exclusão, na investigação que apura a tragédia, de pessoas indiciadas pelo inquérito da Polícia Civil. “Nós pagamos as autoridades públicas para termos respostas. E não estamos tendo. Inclusive estamos sendo ameaçados de processos ao exigirmos justiça. Podem me processar: eu já estou preso ao assassinato do meu filho”, disparou Silva.

Além das autoridades, vários familiares de vítimas se manifestaram nos microfones da Assembleia. Eles se emocionaram ao rever imagens dos filhos em um vídeo exibido durante a audiência. A linha deles foi a mesma do presidente da AVTSM: cobrança por justiça e por melhor atendimento de saúde. Um pai, natural de Ijuí, cobrou que as ações de saúde não sejam concentradas apenas em Santa Maria, já que há vítimas em diferentes regiões do Estado.

No final da audiência, que durou quase quatro horas, Valdeci anunciou a convocação de um reunião de emergência, no dia 10 de junho, às 14h, em Porto Alegre, com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e da Prefeitura de Santa Maria, entre outros órgãos, para tratar das demandas mais urgentes apresentadas. O deputado Pedro Ruas (PSOL) também garantiu que o documento encaminhado à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos terá encaminhamentos.

“Foi uma audiência complexa pela carga emocional envolvida. O tema abala muito. Mesmo assim foi uma ação importante para repactuarmos, com todos os entes e instituições responsáveis, ações e medidas para o atendimento das vítimas. A força-tarefa para a Kiss, formada em 2013, não pode ser enfraquecida. A Comissão de Saúde da Assembleia será vigilante a isso de forma permanente”, acrescentou Valdeci. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. embora cada ato igual a este que aconteceu ontem nos deixa extremamente destruído pela renovação das emoções, mas o resultado conseguido na audiência vale a pena pois dia 10 continua os trabalhos para uma longa luta para que se consiga alguma coisa em prol destas famílias que tanto perderam em função da tragédia, as perdas não se resumem só na vida mas em outros fatores como pode-se ver nos depoimentos de ontem varias famílias vivem dificuldade em outras ares em função de tudo o que ocorreu e isto parece que não será tão fácil para resolver o poder publico terá muito que rever em seu comportamento para que isto seja amenizado.

  2. Voltei desta audiência impressionado. Como estes pais buscam força para seguir lutando contra um sistema surdo? Parabéns Valdeci Oliveira e Pedro Ruas! Fazem valer seus mandatos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo