AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoPolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Câmara, Assembleia, Eleição no DCE/UFSM, café da Sedufsm, os números da Feira

* São duas as chapas que disputam, nesta terça-feira, a eleição que vai renovar a diretoria do Diretório Central dos Estudantes da UFSM.

* Uma delas, que representa a atual direção, é chamada de “Pelas Nossas Mãos” (1). A que busca o controle do DCE contra os atuais dirigentes é chamada de “Pra Fazer Diferente” (2)

* Diversos grupos políticos concentram-se nas duas alternativas postas aos milhares de alunos da instituição. Ainda que muitos deles, claro, não assumam isso.

* O editor apurou, no entanto, que a chapa 1, de situação, tem na cabeça a corrente petista Articulação de Esquerda, com outros grupos, inclusive não petistas.

* Já a chapa 2  tem entre os apoiadores os grupos “Outros Outubros Virão”, “Alicerce”, “Barricadas Abrem Caminhos”, “Anel” e  MCE (Movimento da Casa do Estudante).

* O pleito acontece durante todo o dia, estendendo-se até 10 da noite nas unidades de ensino que têm três turno. Ah, você quer conhecer as propostas de cada chapa? Clique AQUI.

* Talvez o grande destaque na Câmara de Vereadores, na sessão de hoje, a depender da Ordem do Dia constante do Boletim Legislativo 22/2015 seja o Expediente Nobre.

* Está prevista uma homenagem, tendo como orador o presidente do Legislativo, Sérgio Cechin, ao Dia da Vitória dos Países Aliados na Segunda Grande Guerra.

* Há moções e um projeto que amplia a quantidade de estabelecimentos que precisa deixar claro que, se for o caso, não aceitam cheque ou cartões de débito/crédito, de Deili Granvile.

* Na Assembleia Legislativa o quadro também não é muito diferente. Apenas uma MATÉRIA poderá ser votada, se assim entenderem o colégio de líderes partidários e a Mesa Diretora.

*  É o projeto que propõe a criação da Autoridade Central Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, como órgão permanente e autônomo do Poder Judiciário Estadual.

* Acontece daqui a pouco o último dos cafés da manhã “com mobilização”, promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Será no Centro de Ciências Sociais e Humanas, no Campus.

* O evento completa o processo que terminará na quinta-feira, com assembleia dos docentes no auditório Sérgio Reis, em Camobi, a partir das 2 da tarde.

* É nesse encontro, antecedido de todos os “cafés de mobilização”, que será definida a posição dos professores da UFSM sobre o indicativo de greve nacional decidido pelo Andes, o sindicato nacional da categoria.

* A Feira do Livro de Santa Maria, encerrada domingo, bateu mais um recorde de comercialização, segundo os dados da Câmara do Livro.

* Foram vendidos 70.240 exemplares, mais de 3 mil além do desempenho do ano passado, quando deixaram as bancas 67.090 livros. Mais a respeito disso, clique AQUI.

* Curiosidade: entre os 10 mais vendidos, ao lado, por exemplo, do classico O Pequeno Príncipe e do volume 9 do infanto-juvenil “Diário de um Banana (Caindo na Estrada), estão dois livros para colorir. Pooois é.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo