AssembleiaCampoEconomia SolidáriaMeio AmbienteMemóriaMinistério PúblicoPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Hagemann, MP e Kiss, o PT e a Marta, Biodiversidade, Cavalgada dos Distritos…

Hagemann: morte aos 84 anos de um grande combatente da ditadura (foto Marco Couto/AgAL)
Hagemann: morte aos 84 anos de um grande combatente da ditadura (foto Marco Couto/AgAL)

* A política gaúcha perdeu mais um de seus históricos. Foi cremado no início da noite desta terça o corpo do ex-deputado Lauro Hagemann.

* Morto aos 84 anos, de causas naturais, Hagemann foi um exemplo de combate ao regime autoritário, tendo sido vereador de Porto Alegre pelo PSB e deputado pelo MDB e pelo PCB, partido no qual militava e era proscrito no momento do golpe militar.

* Lauro Hagemann também se destacou como liderança sindical, tanto dos radialistas (sua profissão mais conhecida) como dos jornalistas. Presidiu os dois sindicatos.

* Segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério Público do RS, um grupo de familiares de vítimas da Kiss se encontraria no final da tarde passada com Promotores de Justiça de Santa Maria.

* O objetivo, segundo a nota, era “manifestar apoio aos Promotores e contrariedade com a posição de alguns integrantes da Associação dos Familiares e de movimentos como o Luto à Luta”.

* Até o momento em que esta seção era fechada, o resultado do encontro entre esses familiares e os Promotores, na versão oficial, não havia ainda sido divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério Público.

* Ao Diário de Santa Maria, em sua versão online (AQUI), uma das mães presentes, Teresinha Chagas, declarou que “viemos cobrar algumas coias, saber algumas respostas que não temos”.

* Também disse que “nosso jeito de se manifestar é diferente, não queremos atacar ninguém. Não concordamos com algumas manifestações que ofendem pessoalmente os promotores”.

* No que toca ao Ministério Público, que recebeu oito pais e mães de vítimas, quem se manifestou foi a Promotora de Justiça, Ivanise Jann de Jesus.

* Na sua declaração, ela disse: “Eles não se sentem representados pelas atitudes de uma minoria de pais e vieram aqui demonstrar apoio ao nosso trabalho “.

* Vai virar jurisprudência. Há quem diga que cargos majoritários (senador entre eles) não são dos partidos, mas dos candidatos.

* O fato concreto que permitirá a manifestação da Justiça é o pedido a ser formalizado pelo diretório paulista do PT, que quer retomar o mandato da senadora Marta Suplicy, que formalizou a saída do partido em abril.

* Marta ainda não divulgou seu destino, mas é dada como certa sua adesão ao PSB, partido pelo qual pretenderia concorrer à Prefeitura de São Paulo, no próximo ano.

* Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, acontece nesta quarta, na Assembleia Legislativa, uma audiência pública para discutir a saúde do trabalhador.

* “Há plena consciência de que a terceirização é ameaças aos direitos dos trabalhadores. E isso implica em menor proteção, mais riscos e acidentes de trabalho”, explica Valdeci.

* Entre as autoridades confirmadas na audiência, que acontece de manhã, estão o presidente estadual da CUT, Claudir Nespolo, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Luiz Alfredo Scienza, e o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Claudio Augustin.

* Tendo como um dos promotores o Projeto Esperança/Cooesperança, acontece entre sexta-feira e domingo, a 1ª Feira da Biodiversidade.

* O evento será realizado no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Medianeira, entre 9 da manhã e 7 da noite.

Cavalgada, em sua edição deste ano, homenageia Erony Paniz (foto Carlos Nunes/AIPM)
Cavalgada, em sua edição deste ano, homenageia Erony Paniz (foto Carlos Nunes/AIPM)

* Foi dada a largada, nesta terça-feira, à 16ª edição da Cavalgada de Integração dos Distritos, evento que integra as  comemorações de mais um aniversário de Santa Maria.

* Neste ano, afora festejar a cidade, será também uma homenagem póstuma ao produtor rural e liderança política Erony Paniz, recentemente falecido. Familiares de Paniz, inclusive, participaram da SOLENIDADE de abertura.

* Os cavaleiros que participam da cavalgada deixaram a Praça General Osório, na Avenida Liberdade, em direção ao Distrito de São Valentim, onde passam a noite.

* Até domingo, quando o evento encerra com um almoço em Boca do Monte, os participantes passam por Santa Flora, Colônia Pinheiro, Passo do Verde, Arroio do Só, Palma e Santo Antão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo