PartidosPolítica

PARTIDOS. Pedetistas reúnem lideranças de todo o Estado em Santa Maria, para avaliar conjuntura política

Principais líderes do PDT e militantes de todo o RS estiveram aqui (foto Claudemir Pereira)
Principais líderes do PDT e militantes de todo o RS estiveram aqui (foto Claudemir Pereira)

Desde a abertura, na noite de sexta, e até o final do encontro, no início da tarde de ontem, os pedetistas não cansaram de realçar o que consideram um momento de maturidade na agremiação fundada pelo Doutor Leonel.

Mas, o que aconteceu mesmo em Santa Maria, reunindo cerca de 500 militantes (de todas as gradações) pedetistas no salão principal do Hotel Itaimbé? Confira no material distribuído pela assessoria de imprensa do partido. O texto é de Francis Maia. A seguir:

Seminário do PDT em Santa Maria avaliou a conjuntura política

O PDT estadual  realizou em Santa Maria, neste final de semana, os debates de  temas da atualidade, num seminário estadual  para registrar os 35 anos ano da legenda fundada por Leonel Brizola. “Foi uma oportunidade para reafirmar as teses partidárias”, resumiu o presidente estadual, Pompeo de Mattos, que contabilizou a presença de 80 municípios e 500 participantes.  A maioridade penal, educação e trabalho, terceirizações e reforma política foram os temas que os trabalhistas debateram com dirigentes municipais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, jovens, mulheres, negros e lideranças comunitárias que lotaram as dependências do auditório do Hotel Itaimbé.

Organizados para participar

A abertura, sexta-feira à noite, reuniu as principais lideranças estaduais do partido: os secretários da Educação, Vieira da Cunha, de Obras e Saneamento Urbano, Gerson Burmann,  os deputados Giovani  Cherini, Afonso Motta,  Juliana Brizola, Diógenes Basegio, Gilmar Sossella, o senador suplente Christopher Goulart, a vice-presidente nacional do PDT, Miguelina Vecchio, a dirigente estadual da AMT, Salete Rowzkovski, o vereador de Santa Maria, Marcelo Bisogno, Miguel Passini, presidente do PDT em Santa Maria; o vereador Delegado Claiton, de Porto Alegre; Tubias Kalil, secretário de Infraestrutura de Santa Maria, representou o governo municipal e Luis Figueiredo  fez saudação ao seminário em nome do PV. Também lideranças históricas do trabalhismo santa-mariense prestigiaram o seminário, como Eduardo Rolim, fundador do partido que esteve ao lado de Leonel Brizola em diversos momentos da  vida política nacional. Também delegações de São Borja, Alegrete, Venâncio Aires, Santa Rosa, Metropolitano de Porto Alegre, Movimento Negro, São Sepé e Santa Cruz do Sul estiveram no evento.

Miguel Passini saudou os pedetistas com um manifesto sobre os posicionamentos históricos da sigla e os compromissos do trabalhismo com o povo brasileiro. O presidente Pompeo de Mattos relatou os encontros regionais realizados nos últimos dois meses, avaliando as últimas participações eleitorais da sigla. Explicou as votações do PDT em Brasília, as terceirizações,  as medidas provisórias 664 e 665, que retiraram direitos dos trabalhadores, assim como a reforma política, ainda em análise pelos parlamentares. A intervenção do partido na conjuntura, afirmou, depende da capacidade de organização do partido. O vereador Marcelo Bisogno, mais votado em Santa Maria, falou do crescimento partidário no município. Ele deverá disputar a prefeitura pelo PDT no município.

Mais de 100 escolas no turno integral em 2016

Vieira  da Cunha, na abertura, agradeceu a indicação para a disputa ao governo do Estado, enfrentada com as distorções impostas pelo sistema eleitoral, ressaltando que a candidatura própria foi decisiva para a eleição do primeiro senador do PDT no Estado, Lasier Martins. Avaliou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado mas garantiu que sua determinação na Secretaria da Educação é recuperar a qualidade do ensino público gaúcho e no sábado, durante sua intervenção, anunciou que pretende entregar em 2016 pelo menos 100  escolas dentro do  modelo de turno integral. Ele estará viabilizando a emenda constitucional que a deputada Juliana Brizola aprovou na Assembleia Legislativa, que obriga o Estado a implantar de forma gradativa o turno integral nas escolas públicas gaúchas.

Constituinte exclusiva para a reforma política

O deputado Afonso Motta , único do PDT na Comissão Especial da Reforma Política, relatou o posicionamento da bancada na votação da reforma, na semana passada,  e antecipou o voto, agora, que defenderá 20% das vagas na Câmara para as mulheres. Na trajetória da luta feminina pelo voto, em 1932 a redação da lei dava “direito ao sufrágio às mulheres casadas com autorização do marido,e às solteiras e viúvas com renda própria”,  mas no código eleitoral, Getúlio assegurou a igualdade às mulheres no direito ao voto,  regulamentação revolucionária que a França só foi conquistar em 1945, relatou Motta. Só em 1995 a regulamentação brasileira voltou a falar na questão pela política de quotas, diante da pressão das mulheres pela participação política. A representação feminina na Câmara Federal é de 9,9%, 51 deputadas, e no Senado, 18% de representação. Antecipou a posição da bancada na votação da reforma, na próxima semana, pela garantia de 20% de vagas para mulheres. Ele não descarta uma posição nacional do PDT pela convocação de uma assembleia constituinte exclusiva para debater a reforma política, diante do fracasso do que está sendo discutido e aprovado na Câmara Federal. O vereador Marcos Cunha, de Pelotas, está defendendo a adesão do PDT à proposta do movimento pela reforma democrática e limpa, liderada pela OAB.

Capacitar as mulheres

Miguelina Vecchio e Salete Roszkowski, dirigentes femininas do PDT, voltaram a reclamar espaço para a militância feminina, pedindo uma nova relação na hora da formação das listas partidárias para as disputas eleitorais. Segundo elas, o partido precisa investir na formação política das mulheres. Através da Ação da Mulher Trabalhista, a AMT, estão levando ao interior diversos cursos de capacitação para o exercício dos mandatos. O PDT tem 80 vereadoras do Estado e duas deputadas, Juliana Brizola e Regina Becker Fortunati. Miguelina, que também é vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres para a América Latina, elogiou a posição da bancada federal em favor da emenda que garante espaço para as mulheres na votação da reforma política.

Giovani  Cherini, que é coordenador da bancada federal  gaúcha, criticou o excesso de partidos no país, tratando também das dificuldades financeiras do Estado, observando as distorções nas carreiras públicas e nas aposentadorias, as deficiências na infraestrutura, a situação da Emater, que perdeu o certificado de filantropia, os cortes federais na educação que atingiram o FIES, a dívida de R$ 359 milhões do estado aos hospitais e municípios, as terceirizações e a precarização do trabalho através da súmula vinculante autorizada pelo STF, e a maioridade penal, cuja discussão deve ser a situação do sistema carcerário. Nesta questão, a direção nacional do PDT deliberou contra a redução da maioridade penal. O seminário discutiu a possibilidade de alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente, no que diz respeito aos casos de reincidência de crimes pelos menores infratores.

Rádio Legalidade

Os debates foram transmitidos ao vivo para a Internet pela Rádio Legalidade, que está sob a responsabilidade da Juventude Socialista do PDT. O historiador Fabio Melo e o presidente da JS, João Cella operaram a transmissão. A ferramenta vem sendo utilizada pelo partido para aumentar o alcance da comunicação através das redes sociais.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo