Santa MariaSegurança

PICHADORES. Polícia recolhe computadores, tinta e anotações. Ação “para enxugar gelo”, diz o delegado

Casa de pichador, no Bairro Medianeira, foi um dos alvos da Operação Solvente. No local policiais recolheram tinta,  computador e outros materiais a ser anexados aos inquéritos
Casa de suspeito, no Bairro Medianeira, foi um dos alvos da Operação Solvente. No local policiais recolheram tinta, computador e outros materiais a ser anexados aos inquéritos

O nome da operação, “Solvente”, remete exatamente para a tentativa de coibir pichações. Foram 40 policiais envolvidos, além de uma dúzia de viaturas, empregados para cumprir mandados judiciais de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira.

Interessante é a observação do delegado responsável pela ação, André Diefenbach, a A Razão: “é mais uma operação para enxugar gelo”. Poois é. Ah, sobre o que aconteceu, vale conferir a reportagem publicada na versão online do jornal. O texto é de Fabrício Minussi, com foto de Fabiano Dallmeyer. A seguir:

“Operação Solvente” da Polícia Civil cumpre mandados em casas de pichadores

…Uma operação envolvendo 40 policiais e 12 viaturas da Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira uma ofensiva contra a pichação em Santa Maria. Por volta das 7h30, equipes de diversas delegacias, sob o comando do delegado André Diefenbach, do 3º Distrito Policial (DP), cumpriram onze mandados de busca e intimação expedidos pela Justiça nas residências de onze indivíduos, apontados como integrantes dos principais grupos que atuam na cidade, vandalizando patrimônios público e privado.

A operação teve como ponto de partida a Delegacia Regional de Polícia Civil, na Rua Alberto Pasqualine, onde os policiais receberam as orientações sobre os locais a serem revistados, em diferentes pontos da cidade. A ofensiva, batizada de “Operação Solvente”, recolheu computadores, anotações, sprays de tinta e outras provas que serão anexadas aos onze inquéritos em andamento. Na peça investigatória consta uma reportagem de capa de A Razão, da edição de 28 de outubro de 2014, que trazia a manchete “Santa Maria contra a Pichação”.

“É mais uma operação para enxugar gelo”, disse o delegado André Diefenbach, ao passar as orientações para as equipes volantes que cumpriram os mandados. Segundo ele, a Polícia havia solicitado, mas não teve deferido pela Justiça as autorizações para prender os indivíduos alvos da operação. A Razão acompanhou na manhã desta quinta-feira a diligência realizada por uma das equipes. A volante formada pelos policiais Castro, Ednardo e Vânia, cumpriu mandados de busca e intimação na residência de um pichador residente na Rua José Anchieta, no Bairro Medianeira.

No local, foram apreendidos diversos materiais utilizados para pichação, anotações e uma CPU de computador. O dono dos materiais foi intimado a prestar depoimento na próxima segunda-feira em cartório policial. Em entrevista para A Razão, o rapaz assumiu que picha prédios, que já foi alvo de outras investigações e que vai continuar pichando.

“Eu gosto é de tinta na parede”, disparou o pichador, após ser intimado pela Polícia…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Que tal fazer um convite amigavel para essa gurizada pintar os terraços de alguns prédios tão cinzentos e tristes? Já vi isso num post e o resultado era lindo!.Tudo isso, logicamente com o consentimento dos condominios e supervisão de artistas plásticos?
    A inquietude e a rebeldia poderia, quem sabe, tomar outro rumo! abrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo