Eleições 2016PartidosPolítica

POLÍTICA. O encontro da tríade petista em Brasília pode encaminhar acertos da sigla para 2016. Ou não

Fabiano, Pimenta e Valdeci juntos? Esse tipo de reunião não acontecia há mais de três anos
Fabiano, Pimenta e Valdeci juntos? Esse tipo de reunião não acontecia há mais de três anos

Após mais de três anos, a tríade de lideranças principais do PT santa-mariense sentou à mesma mesa. Foi na tardinha desta segunda-feira, no gabinete do deputado federal Paulo Pimenta, em Brasília. O anfitrião recebeu o deputado estadual Valdeci Oliveira e o ex-deputado e ex-secretário e atual suplente de deputado federal, Fabiano Pereira.

Mas que ninguém imagine ter sido assim, de surpresa. Ou de sopetão. Ou por acaso. Nada disso. Por conta do já conhecido desgaste político entre as partes, a coisa toda foi tratada meio que na moita. Houve pelo menos dois encontros, não se sabe se pessoalmente ou por telefone, entre Pimenta e Fabiano. E deste com Valdeci – que conversava sempre com o deputado federal mas raramente com o seu ex-secretário municipal de Saúde, no primeiro mandato de prefeito.

Até que, enfim, houve a oportunidade dessa conversa do trio, todos juntos. O editor suspeita que a data do encontro foi decidida na semana passada, quando Pimenta e Valdeci papearam em Porto Alegre e até divulgaram uma nota com direito a fotinho. Aproveitaram agenda do deputado estadual em Brasília, Fabiano foi e conversaram.

O que o editor apurou, segundo fontes variadas? Uma informação é óbvia. O primeiro objetivo desse encontro da tríade foi aparar arestas. Afinal, não sabiam o que era um dizer alô para os outros dois e vice-versa, desde 1.900 e antigamente. Assim, a ideia inicial era encontrar pontos de convergência e “superar ressentimentos”, como uma fonte revelou. Não se sabe se isso é possível num papo de hora e meia (que foi o tempo em que os três estiveram juntos), mas há quem considere ter sido um “bom início”.

A segunda questão tratada é mais prática: a conjuntura atual e o futuro próximo e distante.  Mas nem por isso mais fácil. No que toca ao momento, houve unidade: “o cenário atual é dureza e a hora é de união”, como um interlocutor comum do trio e do editor confidenciou ter sido consenso.

Já em relação à posteridade, ainda há muitas dúvidas. A principal: Valdeci Oliveira é candidato a prefeito? Se for, terá apoio de Pimenta e a conversa com Fabiano será de apoio ou, quem sabe, até mesmo participação na chapa. Se não for, a situação fica em aberto, mas ninguém diz que o suplente de deputado (que, aparentemente, desistiu mesmo de ir ao PDT, se é que em algum momento pensou seriamente nisso) será o nome petista. Inclusive porque, olha só, o trio não pensa apenas em 2016, mas também em 2018 e até mais adiante.

Enfim, também se está discutindo as muitas variáveis, inclusive a possibilidade de derrota. Como firmar compromissos antes do resultado? Só mesmo na intenção, porque ninguém sabe o que as urnas dirão.

Resumo da ópera: a reunião de Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira num mesmo ambiente é, talvez, o principal fato político-partidário do ano até aqui em Santa Maria.

A conversa pode ser o início da definição acerca do futuro de uma das principais agremiações protagonistas da política local. O ambiente de distensão criado tende a significar algum tipo de acordo no futuro. Qual? Isso ninguém, entre os que o editor ouviu, soube ou conseguiu precisar. Aguarda-se desdobramentos. Apenas isso. Por enquanto.

OBSERVAÇÃO: a foto que ilustra esta nota é de Ricardo Lopes

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Como uma petista convicta e de carteirinha, sou só alegria nessa parceria, onde os três já foram meus candidatos em eleições passadas.
    Assim desse modo, vamos q vamos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo