CongressoPolítica

POLÍTICA. Semana marcada pelo início da votação do ajuste fiscal. Já nesta terça tem bronca no Congresso

Michel, coordenador político de Dilma, terá teste importante na votação do ajuste fiscal
Michel, coordenador político de Dilma, terá teste importante na votação do ajuste fiscal

Há, claro, outros assuntos importantes. Inclusive nas CPIs já instaladas, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Sem falar em questões pontuais que impactam numa possível reforma política. Mas, não há dúvida: a agenda da semana, produzida pelo BLOGUE  de Fernando Rodrigues, que o publica no portal Universo Online, tem como principal destaque o começo da votação do Ajuste Fiscal, tido pelo governo como fundamental para o reearranjo econômico do País.

Nesta segunda-feira, mesmo, antecedendo o início efetivo da semana politica, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com seu Conselho mais próximo, especialmente o vice-presidente da República, Michel Temer, que, junto com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, conduz as negociações na Câmara dos Deputados, onde ocorre o primeiro embate.

Para saber do que acontece nesta semana política, a começar pela terça-feira, vale conferir o “drive” produzido por Rodrigues. A foto é de Reprodução. A seguir:

“…3ª feira (5.mai.2015)

Ajuste fiscal – plenário da Câmara deve votar a MP 665/14, que endurece as regras para a concessão do seguro-desemprego e do abono salarial. Votação, que pode ser adiada, será teste para a articulação política sob o comando do vice-presidente Michel Temer.

Ajuste fiscal 2 – comissão mista do Congresso sobre a MP 664/14, que endurece as regras para concessão de pensão por morte e auxílio-doença, vota relatório. Texto suavizou a proposta do governo, reduzindo de 24 para 18 meses o prazo mínimo de contribuição para que a pensão por morte seja concedida ao cônjuge ou companheiro.

Congresso analisa vetos – Congresso realiza sessão conjunta para analisar vetos presidenciais. Na lista, o veto parcial da presidente Dilma à lei que restringe a fusão de partidos. Dilma extinguiu a janela de 30 dias prevista para que políticos migrassem, sem perda de mandato, a partidos surgidos de uma fusão de outras duas legendas. Também está na pauta vetos ao novo Código de Processo Civil.

Levy e ruralistas – bancada ruralista no Congresso prevê um almoço com Joaquim Levy, ministro da Fazenda, para discutir taxas de juros do crédito rural no Plano Safra 2015/2016.

Paulo Roberto Costa na Câmara – CPI da Petrobras colhe depoimento do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

SwissLeaks – CPI do HSBC, que apura supostas sonegação fiscal e evasão de divisas de brasileiros com contas na Suíça, realiza audiência para ouvir o presidente do banco no Brasil, Guilherme  Brandão. O executivo foi convidado a comparecer. Se faltar, a comissão cogita convocá-lo para que ele seja obrigado a ir ao Senado. Às 14h30…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo