Artigos

Remake independente – por Bianca Zasso

bianca despertar

#

Recordar é viver, já diria a minha vó. Porém, em Hollywood, o tal ditado seria algo como “refilmar é viver” ou “Recordar é faturar”. Não é de hoje que o cinema injeta sangue novo em antigas histórias. Infâmia foi levado para as telas em 1936 e no começo dos anos 60 já ganhava uma nova versão. O diretor Gus Van Sant entrou na enrascada de refazer Psicose, de Alfred Hitchcock. Melhor não comentar o resultado, para o bem de nossos corações cinéfilos. E, mais recentemente, o clássico A morte do demônio, de Sam Raimi ganhou de novo as telas e contou com o aval de seu criador. Caça-níqueis ou apenas atualizações, não importa: remakes sempre causam discussões acaloradas. Ainda mais quando ganham vida própria.

Se desprender da ideia de refilmagem é para poucos. O diretor Jack Snyder, fã de cinema de horror e chegado em efeitos especiais, arriscou mexer num vespeiro. Isso porque ousou colocar a mão em um dos mais importantes filmes do cineasta George Romero, o pai dos filmes de zumbi. O anúncio de que O despertar dos mortos seria refilmado causou temor em boa parte do público chegado em mortos-vivos. Isso porque o filme de Romero parecia intocável, impossível de ganhar nova roupagem sem perder a magia que o tornou sucesso. Não podemos saber se essa dúvida passou pela cabeça de Snyder. Mas a tela não mente.

Madrugada dos mortos, título tenebroso escolhido pela distribuidora do filme no Brasil, está mais para homenagem do que para remake. O roteiro é o mesmo: a enfermeira Ana acorda e se depara com um apocalipse zumbi destruindo sua cidade. Ao lado de outros sobreviventes, ela se refugia em um shopping center. Cria-se um mundo dentro do centro de compras, sempre assombrado pelas criaturas em busca de carne humana com sangue quente.

É nítido que estamos diante de uma nova leitura de uma produção que marcou sua época, mas Madrugada dos Mortos, caso tivesse sido lançado como algo “novo” poderia ter alavancado a bilheteria e o interesse de uma plateia mais velha, que cresceu com O despertar dos mortos. Se a campanha publicitária fosse voltada para um tributo e não para um remake, com certeza os cabeças-duras que viraram a cara estariam na fila ansiosos por uma nova produção sobre zumbis. E Snyder é um bom diretor, capaz de criar tensão e surpreender, como no caso do bebê zumbi, um dos pontos altos do filme.

A Versátil Home Vídeo lançou recentemente, em parceria com a Livraria Cultura, uma edição muito bem-acabada, com direito a DVD, Blu-Ray e pôster de O despertar dos mortos. É a chance de quem viu no cinema rever em alta definição e de quem não conhece descobrir esta obra-prima. E que tal incluir na compra uma cópia de Madrugada dos mortos? Deixe as comparações de lado e coloque a diversão em primeiro lugar. Você não vai se arrepender.

bianca madrugada

#

Madrugada dos mortos (Dawn of the dead)

Ano: 2004     

Direção: Jack Snyder

Disponível em DVD

O despertar dos mortos (Dawn of the dead)

Ano: 1978

Direção: George Romero

Disponível em DVD e Blu-Ray com exclusividade pela Livraria Cultura

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo