EstadoSaúde

SAÚDE. Ministro vem ao Rio Grande e diz que solução para UPAs deve ser conjunta com municípios e Estado

A parte “boa”, digamos assim, foi o Dia D. Já na questão do troco, a situação é outra
A parte “boa”, digamos assim, foi o Dia D. Já na questão do troco, a situação é outra

A Unidade de Pronto Atendimento de Santa Maria está funcionando normalmente, ao contrário de outras no Estado, algumas das quais sequer foram abertas. A alegação é falta de recursos. Que também existe na boca do monte mas, aparentemente, a Prefeitura está cobrindo o rombo nas contas.

De todo modo, é um problema e tanto. Do contrário não teria sido tratado neste sábado, na capital, quando da vinda do ministro da Saúde, Arthur Chioro. Que papeou com o governador José Ivo Sartori a respeito, antes de ir à parte doce da visita, isto é, abrir o Dia D de vacinação contra a gripe.

Especificamente em relação ao problema das UPAs, vale conferir o material originalmente publicado na versão online do jornal Zero Hora. A reportagem é de Maria Eduarda Fortuna, com foto de Daniela Barcellos, da assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

Ministro da Saúde promete solução para reabrir UPA’s no Estado

…Em Porto Alegre para evento que marcou o dia D de mobilização da vacinação contra a gripe, o ministro da Saúde Arthur Chioro prometeu encontrar uma solução com os órgãos estaduais e com os municípios para reabrir as Unidades de Pronto Atendimento do Rio Grande do Sul o mais rápido possível. Segundo o Ministro, todos os valores referentes à obras das unidades foram pagos em dia.

— O que acontece é que alguns prefeitos trabalhavam com a expectativa de que nós também poderíamos disponibilizar os recursos para investimentos em equipamentos. Temos que buscar uma solução conjunta para isso. Alguns municípios contam com a emenda parlamentar. Nos casos das cidades que não temos capacidade de ajudar, o Governo do Estado se compromete a alocar recursos — explicou.

Antes do início do evento, Chioro tratou sobre o tema com o secretário Estadual da Saúde e com o governador José Ivo Sartori. Conforme levantamento da Federação das Associações de Municípios (Famurs), há 10 cidades no Estado com UPAs prontas, mas que não atendem a população por falta de repasses…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo