Arquivo

Não custa lembrar. O caminho escolhido, para outubro, pelo herdeiros do “partidão”

Confira a seguir nota publicada bem na madrugada de 26 de março de 2007, uma segunda-feira:

“PCB, PC do B, PPS. Idéias siglas e uma idéia. Afinal, os herdeiros do partido nascido em 22

Na verdade, cometi um equívoco, no título. E dos graves. As siglas, na verdade, são duas: PCB e PC do B. O PPS (Partido Popular Socialista) há muito tempo não defende idéia alguma parecida com socialismo ou comunismo. Basta ver quem são seus principais líderes, por exemplo, no Rio Grande do Sul. Ou alguém acha que Nelson Proença é alguma coisa parecida com comunista. E, atenção, isso não é demérito muito menos desonra; cada um defende o que pensa. Mas daí a chamar de herdeiro do Partido Comunista nascido em 1922 vai uma grande distância. Certo?

 

Dito isto, e ressalvando que este (nem sempre) humilde escriba não professa a fé comunista, é preciso, em respeito à história, lembrar que neste domingo festejou-se os 85 anos de existência da sigla mais antiga da política brasileira. Nascia, em 25 de março, lá nos idos de 22, o Partido Comunista do Brasil.

 

E aí começa a confusão: tanto o PCB quanto o PC do B (o PPS, também, mas vamos desconsiderá-lo, por favor, lembrando apenas que é ex-comunista) reivindicam…”

Para ler a nota na íntegra, clique aqui.

 

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO, a questão não é debater quem são os “herdeiros” do Partidão, mas onde eles se encontram, por exemplo, no pleito municipal de outubro. Aí, é cada um para um lado. O PPS está fechado com o frentão que terá Cezar Schirmer, do PMDB, na cabeça da chapa à prefeitura. O PC do B tende a participar, de novo, da Frente Popular (agora) e Trabalhista. E o PCB deverá dar o nome do candidato a vice, na chapa da que eu chamo “esquerda-esquerda”, com Sandra Feltrin, do PSol, concorrendo a prefeito.

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo