Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSaúde

CÂMARA. Acaloradas discussões marcam a audiência que discutiu o projeto que beneficia Hospital da Unifra

Muitos interessados na discussão, sobretudo quem mora no bairro Nª Sª de Lourdes
Muitos interessados na discussão, sobretudo quem mora no bairro Nª Sª de Lourdes

Galerias lotadas, quase 20 pessoas inscritas para falar, um grupo minoritário, mas bastante atuante, contra o projeto e… Bem, talvez essa não seja a síntese perfeita, mas é bastante apropriada ao que aconteceu agora à noite, na Câmara de Vereadores.

O que houve? A audiência pública para discutir o projeto de lei complementar 8236, de autoria do poder Executivo, que Institui o Projeto Setorial para a Implantação da ampliação do Hospital São Francisco de Assis, mais conhecido como Hospital da Unifra.

A atividade contou com moradores do bairro Nossa Senhora de Lourdes, Ministério Público Estadual, Executivo Municipal, OAB/subseção Santa Maria e reitoria da Unifra. A comunidade tem quinze dias para protocolar sugestões de alterações do projeto de lei complementar.

A Comissão, integrada pelos vereadores Luiz Carlos Fort (presidente), Ovídio Mayer (vice-presidente) e Manoel Badke (relator), irá realizar reunião pública no bairro Nossa Senhora de Lourdes em data a ser agendada. Os vereadores Cezar Gehn, João Carlos Maciel, Daniel Diniz, Pastor João Chaves, Marcelo Zappe Bisogno, Sandra Rebelato e Sergio Cechin também acompanharam a audiência.

O presidente da Associação Comunitária, Paulo Genro, se manifestou favorável à aprovação do projeto, mas moradores presentes à audiência declararam ser contrários à ampliação do Hospital.

O principal argumento dos contrários, que se mostraram bastante dispostos “à luta”, é a falta de infraestrutura no entorno do Hospital, bem como os prejuízos ao meio ambiente.  Alguns chegaram a pedir a suspensão de análise do projeto de lei até que o Poder Judiciário aprecie ação judicial movida por moradores, requerendo a paralisação da ampliação do Hospital.

A Comissão Especial irá realizar reunião, nas dependências de colégio localizado no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a fim de apresentar o projeto de lei aos moradores.

RESUMO DA ÓPERA: parece evidente que a questão não irá se esgotar tão cedo, mesmo com a aprovação da lei, se isso acontecer, como parece ser a tendência. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. o Dutra deu uma baita contribuição com um resumo que o eximiu da opinião pessoal e acrescentou dados pontuais. Claro que há mais, mas esse é o debate…

  2. Se os moradores do Bairro Nossa Senhora de Lourdes querem tranquilidade, Itaára é um bom lugar para morar. Pelo menos por enquanto !!!! Engraçado que estas mesmas pessoas nunca reclamaram do "barulho" dos bares na volta.

  3. avaliação da audiência publica sobre o hospital da UNIFRA
    – positiva no aspecto que a mesma se tratava somente para alteração da ampliação horizontal para vertical;
    – várias manifestações de apoio a ampliação inclusive de moradores do Bairro, como do presidente da associação;
    – o projeto é de interesse publico cfe. varias manifestações, inclusive da OAB, privado sim pelo interesse de um pequeno grupo de moradores contra o hospital;
    – existe por parte da UNIFRA um grande projeto de recuperação do meio ambiente, mobilidade Urbana;
    – o acesso do hospital será preferencialmente pela BR 158 e av. dores e não pelo bairro Nsa Sra de Lourdes;
    – conforme uma manifestação de um participante um dos maiores problema da poluição da riacho local é pelo esgoto dos moradores;
    – várias manifestações de que o empreendimento é uma necessidade para Cidade, pois seus benefício são muitos maiores que os danos, que serão minimizadas pela ações do projeto;
    – quanto a tranquilidade pregada pelos moradores é muito subjetiva, pois lugares antes calmos e tranquilhos, perderam essa tranquilidade por conta do progresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo