CULTURA. Pré-estreia, em Santa Maria, do filme com trajetória de Edmundo Cardoso, “vida multifacetada”
Edmundo Cardoso foi uma das figuras mais importantes e influentes na vida cultural de Santa Maria, no século passado. Pelo menos na segunda metade. Isso está bem retratado no documentário de longa-metragem “Edmundo”, que será exibido em pré-estreia na próxima sexta-feira, em Santa Maria.
Mas, que filme é esse, como ele surgiu e outros detalhes? Vale conferir no material produzido pela assessoria de imprensa da produção do filme, como você confere a seguir:
“Edmundo, uma vida multifacetada.
A vida e a obra do teatrólogo santa-mariense Edmundo Cardoso (falecido em dezembro de 2002) ganha as telas por meio do documentário de longa-metragem “Edmundo” que será exibido no auditório da CESMA, em 03 de junho, às 19h.
“Mostrar para o público a importância da trajetória de Edmundo Cardoso, sua vida, sua arte e sua obra, o que demonstram sua universalidade, é o principal objetivo do filme”, afirma o diretor e roteirista Luiz Alberto Cassol.
A ideia de realizar um documentário sobre Edmundo Cardoso vem sendo gestada há alguns anos e se tornou possível através da parceria entre Therezinha Pires dos Santos e Gilda May Cardoso, respectivamente viúva e filha, a produtora de cinema Juliane Fossatti e o cineasta Luiz Alberto Cassol.
Cardoso foi diretor e ator Escola de Teatro Leopoldo Fróes que encenou dezenas de espetáculos por quarenta anos (1943 – 1983). Ele também atuou ao lado de sua primeira esposa, Edna May Cardoso (falecida em 1983), no longa-metragem “Abas Largas” (1962), considerado o primeiro western brasileiro.
Além disso, Edmundo foi um historiador e colecionador pertinaz de documentos, quadros, fotos, livros e filmes, entre outros, sobre a história de Santa Maria e tudo o que se relacionava com a arte e a cultura nacional e internacional.
Entre os muitos amigos que teve em vida estão o ator Procópio Ferreira e o artista, Iberê Camargo.
Outro exemplo dessa dedicação é a Casa de Memória Edmundo Cardoso, um espaço de pesquisa e intercâmbio, proporcionado a partir de todo o material mantido e pesquisado por Edmundo Cardoso.
Sinopse: “Edmundo, uma vida multifacetada”, retrata a história do diretor de teatro, ator, escritor, cronista, escriturário e criador do Clube de Cinema de Santa Maria, em 1951.
O filme é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, com projeto da D. Marin Planejamento Cultural. A realização é da Casa de Memória Edmundo Cardoso e do SMVC – Santa Maria Vídeo e Cinema. A produção é da J. Fossatti Produções Culturais, Filmes de Junho Produtora e Accorde Filmes.
Edmundo, uma vida multifacetada.
Pré-estreia em Santa Maria.
Em 03 de julho, às 19h.
Na CESMA – Professor Braga, 55”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.