ECONOMIA SOLIDÁRIA. Vai começar a montagem
Por MAIQUEL ROSAURO (assessor de imprensa dos eventos), texto e foto
A Câmara de Vereadores de Santa Maria ficou lotada na tarde deste domingo (28) para a reunião plenária em preparação à 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. Os eventos serão realizados de 10 a 12 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.
O objetivo da plenária era trocar informações entre os grupos e equipes de trabalho que organizam a Feicoop e encaminhar as atividades que serão realizadas nos próximos dias.
Na quarta-feira (1º), terá início o mutirão de montagens das mesas dos expositores. Já no sábado (4), após a realização do tradicional Feirão Colonial, entra em cena o mutirão de limpeza.
A Feira irá contar com diversos seminários e oficinas. Está confirmada uma audiência pública sobre a questão da saúde na região, a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas, entrega do Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária, entre outros eventos.
Nos dias 10 e 11 de julho (sexta-feira e sábado), a Feira irá abrir das 8h às 20h. Já no domingo (12), o horário de funcionamento será das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
A 11ª Caminhada pela Paz e Justiça Social será realizada na sexta (10), às 14h, saindo da Basílica da Medianeira até a Feicoop. Nesta edição, o Levante Popular da Juventude não irá realizar um acampamento, mas sim um seminário no qual são esperados cerca de 150 jovens.
– Vamos priorizar os espaços para formação e exposição – avalia irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança Cooesperança, que promove a Feicoop.
Ao final da plenária, Jaqueline Silva e Otaciana Barros, do Banco Palmas, instituição comunitária de Fortaleza-CE, apresentaram a moeda social eletrônica e-dinheiro, que estará circulando na Feicoop.
– A moeda social circula na própria comunidade através de um aplicativo de celular. Iremos trazer esta tecnologia para a Feira – explica Jaqueline.
Uma equipe foi formada para articular o e-dinheiro entre os empreendimentos da Feicoop. Mais informações no site www.institutobancopalmas.org.
Programação da Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas (11 de julho):
10h – Palestra e debate com o Dr. Cesar Faccioli, Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, com a participação da Tenente Coronel Nádia Gerhard, diretora do departamento de Justiça desta Secretaria. Público-alvo: poderes públicos (executivo, legislativo, judiciário) dos 26 municípios da Arquidiocese e os demais municípios da Associação dos Municípios da Região Central (AMCENTRO).
12h – Apresentação musical do cantor João Chagas Leite.
14h – Reunião dos presidentes dos Conselhos Municipais sobre Drogas (COMAD – COMEM) existentes no território da Arquidiocese para uma troca de experiência e possíveis ações conjuntas.
15h – Encontro dos participantes dos grupos de AE, AA, NA e outros:
· Apresentação do Projeto de Prevenção da cidade de Colorado;
· Relato das atividades do Regional Centro do AE;
· Relato das atividades do Regional Centro do AA.
16h – Encontro dos “graduados” residentes na região, coordenado pelo NARDEN.
Entidades promotoras: Arquidiocese de Santa Maria, Regional Centro do Amor Exigente (AE), Regional Centro dos Alcoólicos Anônimos (AA), Cooperativa Educacional de Cacequi e Núcleo de Apoio e Ressocialização de Dependentes Químicos (NARDEN).
Informações: [email protected] ou (55) 9996-6758.
Curta a página da Feicoop no Facebook: http://www.facebook.com/feicoop.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.