CidadaniaInternetPrefeitura

LÁ E CÁ. Prefeitura responde quantos KMs há de ciclovias em SM. E anuncia plano com mais 108 KMs

Isso é pra lá de interessante. O Poder Público cumpre seu dever. Não com este escriba, que afinal de contas é só um observador, mas com a própria comunidade. Isso merece o devido aplauso.

Ao fato.

No sábado, no Feicebuqui (AQUI), o editor deu conta de sua dúvida acerca do cálculo da quantidade de ciclovias existentes em Santa Maria, sob responsabilidade da Prefeitura, e informado ao jornal Zero Hora, que publicou reportagem a respeito. A mesma questão foi reproduzida, depois, no sítio (AQUI). Tanto lá quanto cá, houve muitos comentários e até informações desencontradas, num interessante exercício de interatividade.

Pois bem, nesta terça, o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, fez contato com o editor e colocou na linha o engenheiro Marcelo Fontinelli Rossés. Que trouxe informações detalhadas acerca das ciclovias.

Para permitir que todos os públicos tenham essa resposta, foi combinado que Rossés faria um comentário no mesmo post do Feicebuqui e eu o reproduziria aqui. É o que estamos fazendo agora. Vale conferir as informações, de resto bastante importantes para a comunidade. Primeiro, o post, depois a resposta. Acompanhe:

NÃO ESTOU…

…duvidando. Mas alguém pode me dizer onde estão os cerca de 6 km de ciclovias, que a Prefeitura afirmou existirem e constam de reportagem do jornal Zero Hora deste sábado, na página 25?
Conforme o texto (e a tabela que você vê na imagem), a cidade, de acordo com informações da Prefeitura, tem exatos 2,18310 km/100 mil habitantes.
SAMSUNG CAMERA PICTURESComo Santa Maria, segundo os dados do IBGE usados na mesma reportagem, tem cerca de 270 mil almas, um cálculo rápido (regra de 3 simples) aponta algo como 5,9 km de ciclovias.
A questão é: onde estão?
PS. Não é crítica, apenas dúvida, mesmo. Que pode ser sanada pela Prefeitura.

A RESPOSTA…

…publicada (e reproduzida aqui) de Marcelo Fontinelli Rossés 

“Caro Claudemir, envio relação dos trechos sob jurisdição do Município, onde existem ciclovias implantadas:
– Avenida Helvio Basso entre Av. Medianeira e BR 158/287: trajeto de ida e volta de aproximadamente 2,40 Km.
– Avenida Perimetral Maestro Ribas entre Av. Walter Jobim e Rua Venâncio Aires: trajeto de ida e volta de aproximadamente 1,76 Km.
– Avenida Perimetral Maestro Ribas entre Ruas Venâncio Aires e Ernesto Becker: trajeto de ida e volta de aproximadamente 1,64 Km.
Saliento também, que esta em andamento, na Secretaria de Mobilidade Urbana, o Plano Cicloviário Municipal, onde consta um trajeto de aproximadamente 108 Km de ciclovias, todas interligadas e com bicicletários e paraciclos. Espero ter sanado as dúvidas. Abraço.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Quase dois anos depois de publicada essa matéria, alguém tem noticias sobre o plano Plano Cicloviário Municipal? Dos 108km de ciclovias?? O engenheiro Marcelo Fontinelli Rossés continua na Secretária de Mobilidade, convém perguntar!

  2. Claudemir, o secretário Miguel Passini e o engenheiro Marcelo Fontinelli Rossés estão distorcendo a realidade, para melhorar a posição de Santa Maria entre as maiores cidades gaúchas com ciclovias. Quem não viu, pode ler a reportagem no link: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/06/apenas-11-quilometros-de-ciclovias-estao-em-construcao-nas-20-maiores-cidades-do-rs-4779565.html.

    Vamos as fatos. A Avenida Hélvio Basso possui ciclovias unidirecionais (mão única) em ambos os sentidos da avenida, cerca de 2,4 km como disse o engenheiro.

    Já as ciclovias da Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas e da Avenida Dom Ivo Lorscheiter são ciclovias bidirecionais, ou seja, ciclovias de mão dupla. O engenheiro as considera como ciclovias unidirecionais para calcular suas extensões. Assim, essas ciclovias têm, somadas e aproximadamente, 1,7 km, e não 3,4 km (1,76 + 1,64) como disse o engenheiro. Quem tiver dúvidas, olhem no StreetView as ciclovias.

    Com isso, Santa Maria tem, aproximadamente, 4,1 km de ciclovias. Assim, temos 1,50 km/habitante. Portanto, sem essa maquiagem nos números, Santa Maria estaria na 13ª posição e não na 8ª posição do ranking.

    E bom lembrar que a cidade ainda tem ciclovias na Avenida Roraima (e dentro da UFSM), na Avenida do Exército e na BR-158, todas federais, que totalizam cerca de 5,5 km (mais que as ciclovias municipais). Possui, se ainda existir, uma ciclofaixa na Avenida João Machado Soares.

    Quem quiser ver onde estão as ciclovias, sugiro consultar o mapa no link: http://www.openstreetmap.org/#map=13/-29.6895/-53.7997

    Já quanto ao citado Plano Cicloviário Municipal, seria bom pedir mais detalhes para o secretário e para o engenheiro, já que o site da secretária não tem informações sobre ele. Será que existe a intenção de realizarem audiências públicas para discuti-lo? Convém perguntar, também, se o destino do referido plano será o mesmo do "Programa Pedale Legal" anunciado em 2012, prometendo mais de 20 km de ciclofaixas…
    http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/4570-prefeitura-anuncia-instalacao-de-ciclofaixas-em-vias-da-cidade-e-lanca-o-programa-pedale-legal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo