Arquivo

Trabalho. Em 6 meses, SINE da boca do monte recebe quase 13 mil em busca de uma vaga

Atendendo questionamento desta (nem sempre) humilde página de internet, que em nota publicada há alguns dias se queixava da inexistência de informações sobre trabalho e emprego em Santa Maria, recebi correspondência tão esclarecedora quanto possível, do Delegado Regional da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Estado, o advogado Juliano Soares da Silva.

 

Segundo ele, que também é responsável pelo SINE, um dos principais, ou o principal talvez, encaminhadores de candidatos a vagas para trabalhar na boca do monte, desde o início do ano, até o final de junho, nada menos que 12.872 trabalhadores estiveram verificando as oportunidades disponíveis.

 

Desse total, foram encaminhados 2.885, que preenchiam o perfil desejado pelas empresas que buscavam profissionais. Segundo Soares da Silva, para cada vaga criada são enviados pelo menos três candidatos, para que a organização interessada tenha mais condições de escolher o mais adequado às suas necessidades.

 

Diz o Delegado da SJDS que, no período compreendido entre janeiro e 20 de junho, foram “captadas” 687 vagas. Este é o número de empregos solicitados pelas empresas e instituições. E foram colocados no mercado 482 com Carteira do Trabalho assinada. Esse é, com certeza, um dado importante e positivo. Mas não passa de 16% do total de novos trabalhadores dispostos a entrar no mercado: foram expedidas, no mesmo período, nada menos que 3.018 CTs.

 

Juliano Soares da Silva considera importante salientar que o SINE só não incluiu mais trabalhadores no mercado formal (que é receptivo, portanto), pela falta de qualificação profissional dos candidatos. Essa é uma realidade que a Secretaria, diz o Delegado, pretende amenizar com vários cursos a serem criados na região, a partir de agosto, permitindo melhorar a qualidade da mão-de-obra necessária.

 

Soares da Silva também debita o baixo número de colocações no mercado à notificação do Ministério Público, que proibiu “toda e qualquer publicação nos  meios de comunicação e no próprio mural do SINE, de vaga contendo discriminação principalmente de idade e sexo”. Segundo o delegado, em função desta restrição, “muitas empresas deixaram de oferecer vagas”.

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: a verdade é que, pode-se deduzir do que informa o delegado da SJDS, existem vagas disponíveis para emprego na cidade e na região. Quem tem qualificação obtém emprego. E é onde está o busilis: a nossa mão-de-obra é insuficiente, do ponto de vista da qualificação exigida. Exagerando, talvez, o emprego existe. Como também há quem o queira. Pena que não devidamente instrumentado para ocupar as vagas.

 

É algo que precisa ser solucionado. E rápido. Do contrário, teremos uma massa de santa-marienses sem emprego, e muita gente vindo de fora ocupando esse espaço. Gerando, inevitavelmente, ainda mais problemas sociais para a cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo